Sinfonia do cosmos: tour pelo sistema solar permite que se “ouça” as estrelas; assista

Astrofísico do Observatório Nacional narra "Tour do Sistema Solar" com trilha sonora inclusiva em português

Redação Bem Paraná com OB
sol observtorio nacional

Imagem do tour pelo sistema solar (Reprodução/Youtube)

Quem gosta de astronomia e curte um passeio pelo sistema solar, precisa assistir ao “Tour do Sistema Solar – Show Completo”, que o Observatório Nacional propicia.

O astrofísico do Observatório Nacional (ON/MCTI), Dr. Ricardo Ogando, participou da narração em português de uma inovadora sessão de planetário, “Tour do Sistema Solar – Show Completo”, que explora o Sistema Solar de maneira acessível e imersiva.

O espetáculo de 35 minutos, criado pela iniciativa baseada no Reino Unido, Audio Universe, é projetado para proporcionar uma experiência única que supera as limitações visuais, sendo apreciável por pessoas de todas as idades e níveis de visão.

No vídeo, disponível no YouTube neste link, o público embarca em uma viagem espacial que transforma objetos celestes em som, ampliando a percepção dos fenômenos cósmicos. A experiência começa no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) e leva os espectadores à Terra, Lua, Sol e aos planetas do Sistema Solar, onde cada astro é representado por sons específicos que guiam a narrativa.

Essa abordagem única permite que as pessoas “ouçam” as estrelas e os planetas orbitando ao redor, criando uma experiência sensorial poderosa. Ao contrário das sessões tradicionais de planetário, a trilha sonora assume o papel principal.

Passeio pelo sistema solar estará disponível para exibições

Além da versão online, a apresentação completa em 4k de cúpula estará disponível para exibições em planetários, incluindo o Planetário da Gávea no Rio de Janeiro, onde a versão brasileira foi gravada e editada por Celso Lira, suporte de Pedro Celito Rocha e apoio de Leandro Guedes, Diretor de Astronomia da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

A gravação também contou com a voz da astrofísica Yanna Martins, do Observatório do Valongo da UFRJ. A tradução do roteiro ficou a cargo da Marina Bianchin (University of California, Irvine) e Tainá Giardullo (Museu Aberto de Astronomia).

Marina Bianchin, que liderou a tradução, explica como chegou a esse projeto: “Fiquei sabendo desse projeto em 2021 enquanto me inscrevia para vários pós-docs fora do Brasil e tomei como missão pessoal criar a versão em português. Depois de alguns anos, com as pessoas certas e os recursos disponíveis no Planetário do Rio, finalmente foi possível realizar as gravações. Espero que todo o público lusófono, não apenas no Brasil, apreciem o show.”

“Foi incrível poder participar dessa gravação e contar com a infraestrutura e equipe do Planetário. Mal posso esperar para testemunhar a versão imersiva dentro da cúpula Carl Sagan e escutar os planetas girando em torno do público.” conta Ricardo Ogando.

A Audio Universe, com uma equipe multidisciplinar de especialistas, desenvolve ferramentas para representar dados científicos e conceitos astronômicos por meio do som, promovendo uma nova perspectiva sobre o espaço e incentivando o engajamento inclusivo em ciência e astronomia.