Acordão?

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O deputado estadual Artagão Junior (PMDB) diz ter estranhado a notícia de que teria havido um “acórdão” para liberação das sete emendas rejeitadas da Lei Antifumo na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. “Se houve qualquer tipo de acordo, eu não fiz parte dele e sequer tomei conhecimento”, afirmou o parlamentar.


E o líder?
Artagão garante que seu parecer será emitido conforme a sua consciência e com embasamento jurídico pertinente. O peemedebista só esqueceu de combinar isso com o líder do governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) – que foi justamente quem firmou o acordo – depois de perceber que seria derrotado na CCJ na tentativa de barrar as emendas e impedir que elas fossem discutidas no plenário.


Atrasada
Em tempo. Dificilmente o impasse antifumo será resolvido nesta semana.


Prato do dia
Nome estranho foi dados pelo governo do Paraná em um encontro com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, no dia 10. A reunião foi batizada como “Seminário –  Os Venenos em Nossos Pratos”. “O tema tem como objetivo de alertar que os alimentos consumidos muitas vezes estão impregnados de substâncias nocivas para a saúde humana”, defendeu o governo.


Malhação
Depois de novidades que mudam hábitos dos cidadãos, como não beber ao dirigir, não fumar em local fechado, vem mais outra. Foi aprovado na Câmara de Curitiba o projeto do vereador Zé Maria (PPS). Agora, as academias de exercícios são obrigadas a ter equipamentos para medição da pressão arterial (esfigmomanômetro e estetoscópio). E o aluno é obrigado a passar pelo aparelho antes de malhar e depois de suar a camisa.


Troca
Outro projeto de lei do vereador Odilon Volkmann (PSDB) autoriza empresas de uniformes escolares a fazer publicidade nos muros das escolas municipais, desde de as que as confecções custeiem pelo menos 3% do total de uniformes distribuídos na escola. Se a escola tiver 300 alunos, por exemplo, a firma terá que doar 9 uniformes. Pouco.


Na cama
Na próxima semana deve entrar em pauta na sessão da Câmara de de Londrina uma proposta que impõe o toque de recolher, conforme o projeto do vereador Paulo Arildo (PSDB). Menores de 16 anos não devem ficar nas ruas após as 23 horas desacompanhados dos pais ou responsáveis.


Agenda
Ministro Sérgio Couri, Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar) avisa que de hoje até sexta-feira acontece o I Encontro Curitibano de Relações Internacionais, quando serão apresentadas palestras sobre temas relativos à política internacional, com ênfase na América Latina.  Trata-se de iniciativa da Casa Latino-Americana do Paraná (Casla).Toda a programação, inclusive com os períodos de inscrição e preços, pode ser conferida no link: https://www.casla.com.br/casla/eventos/090909/index.htm


O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, estará em Curitiba na sexta-feira da próxima semana, (11), das 10h às 12h, para participar de um debate que terá como tema principal o programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida”. Às 9h30, o Ministro atenderá a imprensa. Entre as autoridades presentes estarão os presidentes Álvaro Cabrini (CREA-PR), Hamilton Pinheiro Franck (Sinduscon-PR), Mounir Chaowiche (Cohab) e Rafael Greca (Cohapar).
O encontro é aberto ao público e será promovido pelo CREA-PR em conjunto com o Sinduscon-PR.



Em alta
Depois de nove meses de taxas negativas, o nível de emprego na indústria voltou a subir e ficou em 0,4% no mês de julho em relação ao resultado de junho, quando a taxa havia sido de –0,1%. Os dados da pesquisa foram divulgados ontem pelo IBGE.


Em baixa
A relação dos servidores estaduais com o governador Roberto Requião está pra lá de  balançada. Tudo porque o governador obrigou os servidores a trabalharem ontem, feriado em Curitiba. Requião  criticou quem não queria trabalhar.