O candidato a presidente tucano Geraldo Alckmin e o prefeito Beto Richa se falaram ontem pelo telefone. O assunto: o debate de domingo. Beto foi um dos que sugeriu a Alckmin que lembrasse a história do “aerolula”.
Na estrada
Reeleito, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) põe o pé na estrada pelo irmão, o candidato ao governo Osmar Dias (PDT). Ele reuniu-se ontem à tarde no Hotel Bourbon de Londrina com cerca de 100 prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de municípios da região. Ele agradeceu a ajuda que recebeu deles em sua reeleição e pediu, para o segundo turno, apoio às candidaturas de Osmar Dias (PDT) ao governo estadual e Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República.
Padrão
A coligação de Roberto Requião adotou procedimento padrão quantos às pesquisas eleitorais. Vai pedir impugnação de todas. Foi assim ontem com a sondagem da GPP e Alvorada Pesquisa.
Adeus
Os deputados estaduais Elza Correa (PMDB) e José Domingos Scarpelini (PSB) subiram à tribuna da Assembléia Legislativa e fizeram discursos em tom de despedida. Elza foi mais longe e afirmou que não entendia como não conseguiu se reeleger. Depois, sugeriu que poderia ter sido pela proximidade com Roberto Requião.
Números
O deputado estadual Jocelinto Canto reclamava que perdeu votos para o candidato a deputado federal Bin Bin, que tinha um número parecido com o dele. Agora, quer levar o candidato para sua base eleitoral, a fim de evitar erros no futuro.
Todos os santos
Alguns petistas não escondiam o mal-estar em retomar a “parceria” com o PMDB do governador Roberto Requião. E não é para menos. Ontem mesmo já tinha tinha outra ala peemedebista articulando comitês pró Requião e Alckmin.
Estratégia de Lula
Para Lula, no entanto, Requião é carta fora do baralho. Tanto que o Paraná é um dos Estados no qual os deputados federais eleitos passarão a atuar como cabos eleitorais do presidente. A estratégia foi definida ontem pela bancada do PT na Câmara dos Deputados. Por aqui, a campanha ainda conta com o apoio de peso do casal 20 do PT paranaense — o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e a candidata a senadora Gleisi Hofmmann.
Segredos
O grupo do PSDB que apoiou Roberto Requião no primeiro turno se reuniu para tomar uma posição no segundo turno da eleição estadual, assim que terminou a sessão da Assembléia Legislativa. Com o crescimento de Osmar Dias, eles estão com a pulga atrás da orelha. E não sabem se irão repetir a posição de apoiar Requião.
Dia de rei
O petista André Vargas sentiu ontem por alguns segundos o que é ser governador do Paraná. Convidado para almoçar com o governador em exercício Hermas Brandão (PSDB), no Palácio Iguaçu, fez questão de conhecer e se deixar fotografar na sala que atualmente pertence a Roberto Requião (PMDB).
Em alta
Ontem, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Ponta Grossa ingressou com ação ordinária para garantir fornecimento de dois colírios para uma mulher de 50 anos que sofre de glaucoma crônico. Toda semana tem alguma ação do gênero.
Em baixa
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba instaurou procedimento administrativo preliminar para garantir a segurança dos torcedores em jogos do Coritiba, tendo em vista o comportamento de integrantes da torcida do time, no último dia 4, no aeroporto Afonso Pena.
* Esta coluna foi elaborada por Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.