O prefeito Beto Richa chega a Curitiba neste sábado pela manhã, depois de participar do Encontro de Ministros da União Européia, na França. Richa retorna e já cumpre agenda neste fim de semana. No sábado, às 10h, o prefeito inaugura a quadra coberta da Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto. No sábado à tarde, às 15h, Richa será um dos palestrantes do Encontro da Juventude. O evento, no Hotel Hara, é organizado pelo PSDB Jovem do Paraná e reunirá mais de 500 pessoas para discutir a participação e a colaboração da juventude na política e na administração pública.
Agenda cheia (II)
No domingo, às 13h30, Richa participará do Encontro da Associação de Capoeira Grupo Esquiva, no Ginásio de Esportes Santa Rita, no Tatuquara. O mestre Esquiva dá aulas de capoeira no Centro de Esporte e Lazer Tatuquara, inaugurado pela Prefeitura neste ano, e que oferece aulas de ginástica, musculação e artes marciais para a população, gratuitamente.
Com Aécio
No domingo à noite, Richa recepcionará o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que vem a Curitiba para participar do evento Empreendedores Rurais do Paraná, que será realizado na segunda-feira, às 9h. Richa e Aécio Neves farão a abertura do evento, que marcará a entrega de certificados para empreendedores rurais capacitados em cursos promovidos pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). O evento será no Expotrade, em Pinhais, e deverá reunir cerca de 3 mil pessoas.
Na lista
O Tribunal de Contas da União encontrou uma série de irregularidades em contratos e convênios entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e suas fundações de apoio. A lista inclui a Universidade Federal do Paraná, até há pouco comandada pelo peemedebista Carlos Moreira Júnior.
Eufemismo
Em todo o País foram fiscalizados cerca de R$ 950 milhões, em 464 convênios e contratos auditados. Os problemas mais frequentes encontrados foram o desrespeito a lei das licitações, a fragilidade dos mecanismos de transparência e prestação de contas; a concessão irregular de bolsas de estudo e a desconsideração de deliberações dos órgãos de controle interno e externo. Também foi verificado o amplo uso da expressão “desenvolvimento institucional” para justificar contratações indevidas.
Porto
AAdministração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informa que o juiz federal Edilson Vitorelli Diniz Lima deferiu, nesta sexta-feira (28), a suspensão por 72 horas da liminar que paralisaria as operações do Terminal Público de Álcool. Neste prazo, a Appa terá oportunidade de apresentar, defesa quanto a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal para a paralisação das operações no terminal.
Em alta
O terminal de ônibus do Guaraituba, em Colombo, começará a funcionar neste sábado, com o atendimento para cerca de 30 mil passageiros. O terminal foi construído pelo governo estadual e será operado pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).
Em baixa
A primeira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso do Banco Itaú e do Banco Banestado, que pretendiam prorrogar, por meio de termo aditivo, a exclusividade do Itaú em relação às contas do Governo do Paraná. A decisão foi unânime.