Agora vai?

Bem Paraná

Prometido há alguns anos e sucessivamente adiado, o novo regimento interno da Assembleia Legislativa pode finalmente sair. Segundo o presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM), a proposta já está pronta e deve ser votada no segundo semestre. O regimento tem reflexo direto sobre o dia a dia do Legislativo, já que define desde as regras sobre tramitação de projetos até as normas para que deputados sejam investigados, bem como os instrumentos de transparência dos gastos dos gabinetes, entre outras medidas.

Barbosa na Europa
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, viaja amanhã para a Europa. É sua primeira viagem ao exterior como prefeito. Em companhia de empresários e lideranças da cidade, visita o velho continente com o objetivo de aproximar a relação do município com Portugal, Itália e Alemanha e viabilizar novos investimentos estrangeiros para Londrina. O retorno da delegação está previsto para o dia 3 de julho.

Agora é lei
Em todos os sepultamentos realizados em Curitiba, as urnas ou caixões devem ser impermeabilizados com material apropriado. O projeto do vereador Paulo Forte (PSDB) foi aprovado na câmara e sancionado pelo prefeito Beto Richa (PSDB). A medida é preventiva contra a contaminação do lençol freático pelo necrochorume. O infrator será notificado a corrigir a irregularidade, sob pena de multa de até R$ 500, podendo a funerária ter a atividade suspensa até a correção.

Dá lhe multa
Já que o assunto é multa, a lei que prevê espaço reservado para pessoas que utilizam cadeiras de rodas em cinemas, estádios, circos, teatros, casas de espetáculos, ginásios de esportes e similares ficará mais rigorosa. Isso se for aprovado o projeto do vereador Roberto Hinça (PDT). Nesse caso, a multa pode chegar a R$ 2 mil.

Frentistas
Depois do INSS, é a vez dos frentistas ameaçarem greve. Segundo o representante da Federação Nacional dos Frentistas, Lairson de Sena, a categoria deverá entrar em Greve caso não seja fechado o Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato Patronal.

Eleições 2010
Vices na pauta
Nem mesmo os candidatos ao governo se definiram, mas já há quem planeje e sonhe com os vices. No caso do pré-candidato Osmar Dias (PDT), em caso de aliança com o PT, que vem sendo alinhavada pelo ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT), pode ter como vice o diretor-presidente da Itaipu, Jorge Samek. Já no caso do prefeito Beto Richa (PSDB), fala-se no nome de Alexandre Curi, em caso de aliança no PMDB.

Senado disputado
A disputa pela vaga no Senado continua acirrada. O PP tem o deputado federal Ricardo Barros, que tenta a todo custo viabilizar a candidatura. O PT aposta as fichas em Gleisi Hoffmann. O DEM, por enquanto, tem dois postulantes: Abelardo Lupion e João Elísio Ferraz de Campos. No PMDB, só um nome: o governador Roberto Requião.

Palanque ideal (I)
A vinda do presidente Lula a Londrina, hoje, reunirá um palanque bastante interessante para as eleições do ano que vem no Paraná: o próprio Lula, a ministra Dilma Roussef (pré-candidata a presidente), o governador Roberto Requião (possível candidato ao Senado) e o senador Osmar Dias (pré-candidato a governador). A opinião é do deputado federal André Vargas (PT/PR). “Seria a união da atual base de apoio do governo federal”, falou.

Palanque ideal (II)
Para o deputado, o palanque expressa as duas condições básicas do PT nas atuais articulações para o ano que vem. “A primeira é de nossa aliança prioritária tem que ser com o PMDB e o governador Requião. É assim que nós vamos nos contrapor ao projeto do PSDB, apoiado por FHC e por Jaime Lerner, que tentou vender a Copel, a Sanepar, privatizou o Banestado. A segunda é que o diálogo com o Osmar depende do apoio incondicional do PDT à candidatura Dilma”.

Bolsa-família
70% dos beneficiários do Bolsa Família de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, podem perder o beneficio caso não compareçam até o dia 25 deste mês em uma das unidades de saúde do município.

Agenda
Hoje, o Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, reúne-se com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), para assinatura de adesão a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que viabilize acessibilidade plena nas agências bancárias de todo o Estado. A reunião será às 15 horas, na sede do MP-PR (Rua Marechal Hermes, 751, térreo), no Centro Cívico, em Curitiba. O termo prevê prazos diversos para que as agências se adaptem para atendimento aos usuários com diferentes tipos de deficiência.

Em alta
Pessoas sem deficiência que utilizam vaga reservada aos portadores de necessidades especiais poderão ser multadas. A medida, prevista em projeto de lei de autoria do vereador Zé Maria (PPS), dá ao agente de trânsito o poder de multar.

Em baixa
O deputado Péricles de  Mello (PT) promoverá uma audiência sobre projeto de lei do governo do Estado que prevê a substituição de seguranças terceirizados por PMs da reserva. O assunto dará pano para a manga.