Alfinetada

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB) não perdeu a chance de alfinetar o secretário de Estado da Comunicação, Airton Pisseti, durante o depoimento de ontem na Assembléia Legislativa (AL). “Aguardamos por três anos por este momento. Houveram três acordos de lideranças que não foram cumpridos. Não sei se é culpa do líder governista ou do próprio secretário”.


Professor
O líder do governo, Romanelli (PMDB) não perdeu tempo e respondeu à altura. “Têm pessoas nesta Casa que querem dar aula de ética e não passaram sequer pelo pré-primário”.


Ingênuo
Irritado com o deputado Marcelo Rangel (PPS) – presidente da Comissão de Comunicação, Romanelli desabafou. “Dei um voto de confiança para Vossa Excelência aceitando que presidisse esta reunião. Foi muita ingenuidade minha acreditar que haveria imparcialidade”.


Deputado?
No meio da confusão que se transformou a reunião de ontem na AL, Rossoni chamou Pisseti de deputado. O secretário prontamente corrigiu o líder da oposição, que completou. “Eu gostaria que o senhor fosse deputado”.


Piadista
No final da reunião, Romanelli ainda teve bom humor para fazer uma piada. “Olha secretário Pisseti. O mínimo que espero é que, depois de toda esta confusão, o Fernando Lugo seja eleito presidente do Paraguai”.


Insatisfação
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) não está muito satisfeito com a decisão do governador Requião de lançar o reitor Carlos Moreira candidato à Prefeitura de Curitiba. “O Requião já decidiu e o candidato é o Moreira. O partido vai seguir a decisão. Só acho que a bancada deveria ter sido consultada para saber se os deputados vão apoiá-lo”. A convenção que deve homologar o nome do reitor deve acontecer no dia 29 de março.


Passeata
Alguns integrantes do governo não engoliram o fato de o  reitor da UFPR,  pré-candidato favorito do  governador, ter sido um dos incentivadores principais da passeata contra a violência, ontem. Acham que ele não agiu como aliado e que criou dor de cabeça para o governo.


Tragédia anunciada (I)
O deputado estadual Ney Leprevost, que também é presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, está alertando novamente a Secretaria do Estado de Saúde para a situação do Hospital Universitário de Maringá. Mesmo depois do alerta do deputado na última semana sobre a falta de profissionais no local, uma criança faleceu ontem ao aguardar uma vaga na UTI pediátrica.


Tragédia anunciada (II)
“O governo pode ajudar a evitar outras mortes contratando mais funcionários qualificados para este hospital”, afirma Ney.  O Hospital Universitário de Maringá é o único público que atende casos de alta complexidade em toda a região noroeste do estado.



Em alta
Só no primeiro dia de funcionamento da  CPI Mista que vai investigar o uso dos cartões corporativos, foram apresentados 149 requerimentos com pedido de quebra de sigilo e convocação de autoridades.


Em baixa
Diante de uma bancada desconfiada, de parlamentares e governadores do PMDB, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que a União vai pagar a conta das compensações aos Estados por causa das perdas provocadas pela reforma tributária.