Questionado se o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) também era candidato apoiado pelo governador Roberto Requião (PMDB), o líder do partido na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli, respondeu aos repórteres: “perguntem para ele, eu dou o número do celular dele se vocês quiserem”. Quando viu a disposição dos jornalistas em ligar mesmo para o governador, o líder (já com o bloco de rascunho de uma repórter na mão), caiu fora e voltou para sua cadeira na Assembléia Legislativa.
Grude
Ontem, começaram a aparecer em Curitiba e em Ponta Grossa adesivos grudados em carros com os dizeres “Amigos de Pessuti”. Na verdade, uma declaração de apoio ao vice-governador Orlando Pessuti que isolado de Roberto Requião tenta fazer decolar sua pré-candidatura à sucessão do chefe. O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) assumiu a autoria do material. Mandou fazer 10.000.
Choque
O deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) disse ontem que o partido já prepara estratégias para fortalecer a candidatura de Osmar Dias pelo interior. Ele aproveitou para dar um toque no PSDB, “Se no ano que vem os tucanos vierem com essa história de choque de gestão, vão tomar uma surra nas urnas”. Segundo ele, o conselho vale pro Estado e para o País.
MST (I)
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou em Plenário, ontem, o uso político do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e tachou de ilegal o repasse de verbas pelo governo federal à entidade, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
MST (II)
“Não sei se pode existir alguém contra um programa de reforma agrária inteligente, mas é preciso dizer que aquele MST não existe mais, aquele MST foi invadido, houve uma invasão do movimento por pseudolíderes que na verdade não representam as aspirações de quem vive no campo. Transformaram o MST numa ferramenta política. O movimento transformou-se num aparelho com outros objetivos – disse o senador, acusando o governo de manter relações promíscuas com a organização, segundo ele atualmente “adulterada”.
Copa
Amanhã, acontece a primeira reunião da Comissão Especial da Copa do Mundo, na Câmara de Curitiba, presidida pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). O encontro será na sala das comissões, com início às 14h30. Mario Celso, na tribuna, informou que está aberto a todo tipo de sugestão dos parlamentares integrantes.
Busão
O deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) estava inspirado ontem na Assembléia. Morador em Marechal Cândido Rondon (Oeste do Estado), ele defendeu a folga de uma semana durante o carnaval. Ele disse que passa 18 horas por semana em ônibus de convencional para ir e voltar para casa. Questionado por uma repórter, ele convidou-a para fazer uma viagem de ida e volta com ele para sua base eleitoral. “Lá não tem aeroporto para pousar avião não, filha”.
Polêmica
A comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa analisa hoje dois projetos polêmicos de iniciativa do deputado Mauro Moraes (PMDB). Um deles prevê a criação da Universidade Estadual da Capital. O segundo dispõe sobre a criação de uma secretaria de Estado do Litoral. A falta de estrutura no litoral paranaense estará em pauta, hoje, na principal comissão permanente da Casa. O detalhe é que a tal secretaria já existe no papel. E quanto à universidade estadual, há pouca verba.
Em alta
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) inicia, hoje, às 9 horas, inspeção para apurar dados financeiros da Câmara Municipal de Ponta Grossa relativos aos exercícios de 2005 a 2009. A inspeção foi motivada por uma sindicância do Legislativo.
Em baixa
A contribuinte que tentou baixar ontem o programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2009 do site da Receita Federal encontrou uma certa lentidão nas três primeiras horas após a liberação do software na internet.Todo ano é a mesma coisa.