Ao ataque

Josianne Ritz com colaboração dos editores do Jornal do Estado

O governador Roberto Requião (PMDB) retoma na reunião da “escolinha” de hoje os ataques contra o Ministério Público – a quem declarou guerra desde que promotores exigiram na Justiça a demissão de seus parentes empregados no Executivo. Aliados do peemedebista adiantam que ele trará denúncias explosivas envolvendo aposentadorias irregulares de promotores e procuradores.


Marajás
Segundo consta, pelo menos 200 casos de integrantes do órgão que contaram irregularmente o tempo para a aposentadoria. Também consta que Requião deve denunciar casos de salários ou vencimentos milionários no MP paranaense, alguns chegando a até R$ 50 mil, por conta de adicionais e vantagens concedidas irregularmente.


Motivação
Que as eventuais irregularidades cometidas pelo Ministério Público têm que ser denunciadas e investigadas, não há dúvida. A pergunta que fica é porque só agora o governador resolveu fazer isso, já que está há mais de quatro anos no cargo. Das duas uma: ou ele não sabia de nada, e foi enganado, ou sabia e guardou as informações para usá-las em um momento conveniente, como retaliação por conta da ação contra o nepotismo em seu governo.


Réu
O senador Alvaro Dias (PSDB) bateu duro ontem ao comentar as declarações do presidente Lula no Congresso do PT, do último final de semana, segundo as quais “ninguém tem mais autoridade moral, ética e política” do que o partido. Na ocasião, o presidente pediu apoio aos petistas que estão sendo investigados por envolvimento no mensalão. Na visão de Alvaro, ao pedir solidariedade, Lula “senta-se no banco dos réus ou se sente sentado no banco dos réus, porque, de forma direta ou indireta, o que o Supremo Tribunal julga é o Presidente da República e o seu governo”.


Bate-chapa
O Congresso do PT antecipou para dezembro as eleições internas na sigla. No Paraná, o deputado federal André Vargas não poderá concorrer novamente à presidência estadual do partido, por já ter sido reeleito. Entre os nomes cotados para a disputa estão o secretário de Estado do Planejamento, Ênio Verri, a deputada estadual Luciana Rafagnin, e o ex-deputado Irineu Colombo. Mas o nome preferido pela atual cúpula petista é da pré-candidata à prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann.


Aborto
Um requerimento assinado por nove deputados foi protocolado nesta segunda-feira, na Assembléia Legislativa, propondo a criação de uma Frebre Parlamentar em favor da vida, com a finalidade de se posicionar contra os projetos que tramitam no Congresso Nacional com objetivo de legalizar o aborto por qualquer motivo e até o nono mês de gravidez. O requerimento criando a Frente Parlamentar em Favor da Vida foi encabeçado pelo deputado Ney Leprevost e recebeu apoio dos deputados Luiz Carlos Martins, Edgar Bueno, Marcelo Rangel, Fábio Camargo, Osmar Bertoldi, Jocelito Canto, Durval Amaral e Edson Praczyk.


Em baixa
O ex-ministro José Dirceu (PT) foi sabatinado na noite do último domingo no programa “Canal Livre” da Band. Agora réu,  o petista defendeu a criação de uma legislação que regulamente o exercício do jornalismo. Ou seja,  Dirceu defendeu o retorno da censura.


Em alta
Mais duas mensagens do prefeito Beto Richa passaram pela Câmara. A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização liberou as propostas que prevêem mudança na carreira de segurança municipal e a criação da Agência Curitiba de Desenvolvimento.