Balança
A substituição, às pressas, de 138 vidros do recém inaugurado Palácio das Araucárias – mais conhecido como “Palácio das Divisórias” ou “Centro Administrativo Luiz Caron”, na tarde da última quarta-feira, levantou suspeitas de que o prédio poderia estar com problemas estruturais. O pânico chegou a tomar conta de alguns servidores que trabalham no local, que temiam que o prédio pudesse cair.
Rotina
Na tarde de ontem, a Secretaria Estadual de Obras (Seop) encaminhou nota à imprensa garantido que “a troca dos vidros vem ocorrendo desde dezembro de 2006. 50% dos vidros estavam manchados ou com bolhas na película protetora. Alguns tinham marcas de solda e outros se quebraram ou tiveram pequenas rachaduras enquanto eram instalados”
Alívio
A Seop garante também que trata-se apenas de “um trabalho rotineiro de adequação e finalização de um obra. Na tarde de ontem, 25/07/07, um desses vidros rachou na hora da instalação, porque estava maior do que o espaço onde seria colocado. Nenhum problema estrutural do prédio ou de qualquer outra ordem que pudesse gerar preocupações para os que frequentam o Palácio das Araucárias”. Ah bom.
Expectativa
Os deputados Edson Praczyk (PRB), Luiz Malucelli (PSDB) e Rosane Ferreira (PV) estão esperando só acabar o recesso parlamentar (1º de agosto) para realizarem audiência pública sobre odestino do “lixo tecnológico” no Estado do PR. “É preciso levantar o debate com a sociedade e os fabricantes, já que temos um projeto dessa natureza tramitando na Casa. E não adianta recolher das ruas e jogar no Aterro da Caximba. É preciso haver um amplo debate sobre o tema”, comenta o Malucelli.
Condenado
O prefeito de Santo Antônio do Paraíso, Wanderley Martins Ferreira, foi condenado à perda do cargo e teve seus direitos políticos suspensos por três anos por prática de ato de improbidade administrativa. A decisão é do juiz Renato Cruz de Oliveira Junior, de Congonhinhas, e atende ação civil pública proposta pelo Ministério Público. A irmã do prefeito, Maria Madalena Ferreira, então tesoureira municipal, também foi condenada às mesmas sanções.
Pagamento
Na sentença, dada ontem, foi definido ainda o pagamento de multa e a proibição dos dois de manterem contratos com o poder público. De acordo com a ação do MP, em fevereiro de 2002, durante seu primeiro mandato, Wanderley e Maria teriam conduzido de forma irregular o pagamento de R$ 3.098,34 à empresa de pavimentação Merheb & Merheb S/C Ltda. O golpe consistiu na emissão de um cheque nominal à própria prefeitura, endossando e sacado em seguida na boca do caixa.
Plataforma
Candidato à reeleição pela chapa “Afirmação Empresarial”, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, divulgou ontem suas propostas para o próximo mandato. Aponta como prioridade consolidar a profissionalização e a modernização da Fiep, defender os interesses da indústria e valorizar e fortalecer os sindicatos.
Em alta
Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) podem ser utilizados na compra de terreno para a construção de escola para o ensino fundamental. Essa é a interpretação feita pelo Tribunal de Contas.
Em baixa
Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. No Paraná, de acordo com o último relatório Estatístico de Acidentes de Trabalho de 2005, editado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, 36.227 trabalhadores sofreram algum tipo de acidente.