Depois da carta branca para nomear a mudar os cargos em comissão, aprovado pela Assemblbléia, o governo do Estado agora quer liberdade total para indicar nomes para compor a diretoria da ParanáPrevidência, fundo dos servidores públicos fundado em 1998, e considerado uma mina de ouro. O projeto foi apresentado pelo líder do governo na Casa, o deputado estadual Luis Cláudio Romanelli (PMDB). A oposição já se arrepiou. Segundo o líder da Oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), porque o projeto acaba com a obrigatoriedade de que os diretores administrativo e jurídico façam parte da Paranáprevidência, como exige a lei atual. “Além de inconstitucional é um absurdo que o governo escolha a seu bel prazer quem vai cuidar dos recursos da aposentadoria dos servidores”, disse Rossoni.
Construção parada
A deputada estadual Cida Borghetti (PP) apresentou requerimento na Assembléia Legislativa que pede informações ao governo do estado sobre a paralisação das obras do Centro de Detenção Provisória de Maringá. A deputada quer saber o motivo da paralisação e a data prevista para conclusão das obras. Jornais da região vêm divulgando que a interrupção seria por falta de recursos do governo estadual. O requerimento pedindo as informações foi apresentado na Assembléia Legislativa ontem e será encaminhado ao secretário de estado da justiça e da cidadania, desembargador Jair Ramos Braga. Há informações que não é a única obra parada do governo, principalmente na área de penitenciárias.
Òrfãos
Depois de ontem, nenhum dos integrantes do médio e alto escalão do governo ficaram na dúvida. Geralmente reclamam das surpresas e bombas do governador Roberto Requião, mas sem ele, ontem, admitiram que a escola do governo foi um tédio só. Teve gente que dormiu, e muito. Melhor mesmo, no entanto, sonhavam ontem seria decretar o fim da escolinha.
Democratas
O deputado federal paranaense Eduardo Sciarra será o vice-presidente nacional da legenda Democratas, novo nome do PFL.
Presidente do PP
Já o deputado federal Ricardo Barros deve assumir em abril a presidência do diretório estadual do PP, em substituição ao deputado Dilceu Sperafico. Membros do partido acreditam que a posse de Barros pode desencadear uma onda de desfiliações, já que nos últimos anos o parlamentar compunha com a oposição na Câmara Federal e hoje vota com o governo.
União faz a força
As mulheres curitibanas irão estar mobilizadas neste final de semana na primeira Conferência Municipal da Mulher, que acontecerá na Unicemp.
Cruz e a espada
A Comissão que estudará a Lei Orgânica de Curitiba, instalada na semana passada e que será revisada pelos vereadores, tratará de temas polêmicos como responsabilidade e afastamento do prefeito e do vice; férias do prefeito, vice e secretários; nepotismo e inviolabilidade dos vereadores. Segundo o presidente da comissão, Celso Torquato (PSDB), a nova legislação será baseada na jurisprudência dominante.
Bye, bye
O vereador Valdenir Dias oficializou a saída do PMDB. Ele pretende ficar sem partido por algumas semanas e irá estudar as propostas que recebeu do PSB, PP e do PSDB, partido que atualmente conta com oito vereadores.
Em alta
A Prefeitura de Londrina disponibilizou no site oficial do Município (www.londrina.pr.gov.br) a relação de todos os pagamentos realizados no exercício de 2006, para pessoas jurídicas. O balancete consolidado de despesas inclui todos os contratos vigentes no ano passado.
Em baixa
A regra atual usada para a escolha de deputados e vereadores, com os candidatos competindo em todo o Estado ou cidade – o chamado voto proporcional – não agrada a maioria dos eleitores do Brasil. Pesquisa realizada pela Instituto Ipsos indica que 56% da população quer o voto distrital,