Barrada

Bem Paraná

Sem a esposa, o secretário de Estado da Comunicação, Airton Pisseti acompanha o governador reeleito, Roberto Requião (PMDB) na viagem a Lyon na França, onde participam da Feira Mundial do Meio Ambiente. Pisseti chegou a cogitar a possibilidade de levar a “patroa” para passear na terra dos queijos e vinhos. O patrão não gostou nada da idéia, que acabou num baita puxão de orelha.  Requião e seus companheiros devem aproveitar a viagem para comemorar a reeleição.


Enquanto isso, na Câmara
Terminou ontem na Câmara de Curitiba, a fase de emendas aos projetos de lei do prefeito Beto Richa que solicitam créditos para investimentos no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social e de renovação de equipamentos dos parques de máquinas das usinas de asfalto e dos distritos de manutenção urbana. As duas matérias, em análise pela Comissão de Economia da Casa, seguem, agora, para novo parecer e deverão ser votadas em plenário após o dia 20. A verba de R$ 3 milhões, por exemplo, será aproveitada na reposição do maquinário em uso nas usinas de asfalto, para propiciar agilidade e funcionalidade aos programas de pavimentação.


Chamada
A sessão de ontem da Assembléia Legislativa começou com apenas 14 dos 54 deputados presentes. A maioria estava escondida nos gabinetes ou em uma sala atrás do plenário, e só deu as caras depois que foi pedida a chamada nominal. Ninguém quer nada com nada.


Na moita
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa votou ontem pareceres sobre mais de 60 projetos em discussão na Assembléia. A lista inclui algumas propostas “mandrakes” típicas de final de legislatura, como pagamento de dívidas de empresas com o ICMs através de precatórios judiciais – que podem ser comprados no mercado paralelo com grande deságio – o que acaba em prejuízo para os cofres públicos.


Só tabela
A Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa prorrogou para o próximo dia 24 de novembro, o prazo para que os deputados apresentem emendas à proposta do governo para 2007. O limite será de no máximo R$ 2 milhões em emendas por deputado. Mas a exemplo dos anos anteriores, ninguém acredita que o governo vai atender os pedidos.


Guerra de titãs
A disputa pela presidência do Sebrae do Paraná na próxima terça-feira terá dois candidatos segue quase na moita, mas é uma verdadeira guerra de titãs. De um lado, está Darci Piana, presidente da Fecomérci. De outro, Jefferson Nogarolli, que comanda a Faciap.


Guerra de titãs (II)
Nos bastidores, no entanto, estão o presidente da Faep Agide Menegetti, que apóia Piana, e o presidente da Fiep Rodrigo Rocha Loures, que apóia Nogarolli. Mas não é tudo. Se não bastasse a divisão entre as entidades empresariais também entre a classe política existe divisão. O PMDB do governador Roberto Requião trabalho com todas as forças por Piana e o PT, de André Vargas e Paulo Bernardo apóia como pode Nogarolli.


Em alta
 Um total de 11.708 mil atendimentos. Esse é o número de contatos feitos pela população na Ouvidoria, da Secretaria de estado Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), de janeiro a outubro deste ano.


Em baixa
O ex-prefeito de Doutor Camargo, Paulo Roberto Jardim Nocchi, teve nova condenação por improbidade administrativa, agora por não ter repassado dinheiro dos servidores ao Fundo de Previdência Social dos Servidores entre 2001  2004.