Bernardo na Casa Civil

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem planos para o ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Quer que ele seja o chefe da Casa Civil, quando Dilma Roussef deixar o cargo para disputar a presidência. Para isso, Lula quer deixar a situação no Paraná ajeitada para que Bernardo não precise se preocupar com as eleições no Estado.


Duas opções
Essa é uma das explicações para a pressa dos petistas em acertar uma composição com o PDT do senador Osmar Dias ou o PMDB de Orlando Pessuti. Por enquanto preferem Osmar, mas se ele demorar muito tendem a se aliar com os peemdebistas. Aos petistas interessam duas coisas: palanque forte para Dilma no Estado e a eleição da mulher do  ministro, Gleisi Hoffmann, como senadora.


“Promoção” no PT
Por falar em PT, a coisa está tão feia que a  Comissão Executiva Estadual do PT  depois de receber vários pedidos aprovou resolução para parcelamento de dívida para os petistas que não estão em dia com a contribuição estatutária.  O parcelamento da dívida deverá ser requerido até 30 de outubro de 2009. A resolução ainda prevê que o detentor de cargo eletivo estadual e comissionado estadual deverá quitar eventuais débitos até 22 de novembro, quando acontecem as eleições gerais internas.  Informações extraoficiais dão conta que 70% dos filiados petistas estão inadimplentes.


Cola
No Centro Cívico, apesar de ser da semana passada, a pesquisa Ibope/Band News ainda dá o que falar. Ex-políticos experientes acham que agora é irreversível a candidatura do prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), apontado entre 63% e 65% na preferência dos curitibanos para sucessão do governador Roberto Requião (PMDB). Mostra que as denúncias do naipe que ele sofreu, grudariam em qualquer político feito cola “Super Bonder”. O tucano não sofreu nada, mesmo tendo as acusações veiculadas nos principais jornais do País, como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Tudo começou com a veiculação na poderosa Rede Globo, no programa Fantástico. A blindagem parece que fez todo efeito.


Audiência (I)
A partir de amanhã o cidadão curitibano poderá participar das audiências públicas para a elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Curitiba para 2010. Amanhã, as consultas e debates acontecerão nas Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Matriz e Boa Vista. 


Audiência (II)
Na quarta-feira (29), os encontros acontecerão nas Regionais Cajuru (Escola Municipal Omar Sabbag) e CIC (Administração Regional) e na Rua da Cidadania Fazendinha. No dia 30, as audiências serão nas Ruas da Cidadania Santa Felicidade, Boqueirão e Bairro Novo. Todos os encontros começarão às 18 horas.


Agenda
A OAB Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e o Ministério Público Estadual promovem em 28 e 29 de julho, em Curitiba, uma Conferência Livre de Segurança Pública, evento preparatório para a 1.ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), que será realizada pelo Ministério da Justiça, de 27 a 30 de agosto, em Brasília. Mais informações sobre a Conferência Livre de Segurança Pública realizada pelo sistema de Justiça do Paraná, pelo telefone (41) 3250-5858.


Em alta
O Tribunal de Contas do Estado (TC) começa nesta semana auditoria no programa Saúde da Família em 49 municípios paranaenses. .O processo pretende verificar se os prefeitos estão respeitando os critérios de funcionamento do programa.


Em baixa
O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donaldi Ghisi (PDT) vai cobrar hoje a verba de R$ 30 milhões para o Programa Nacional de Segurança (Pronasci) na cidade da fronteira, prometido desde o início do ano. Hoje, ele recebe o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), e vai cobrar a fatura.