Cabeças

Da Redação

Seis parlamentares paranaenses estão entre os 100 “cabeças” do Congresso Nacional, segundo levantamento anual feito pelo Departamento Intersindical de Assesoria Parlamentar (Diap). A lista tem os deputados e senadores mais influentes na condução do processo decisório brasileiro.  O senador Osmar Dias é o único dos três senadores do Paraná incluídos na lista. Os deputados federais Abelardo Lupion (DEM), Dr. Rosinha (PT), Gustavo Fruet (PSDB), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Ricardo Barros (PP) foram relacionados também. Hauly ainda ganhou destaque por ser o únicos dos parlamentares do Estado que está entre os “cabeças” desde o início do estudo.

Modernidade
O PT é único partido que em seu programa de TV coloca os sites dos vereadores. Todos os candidatos e candidatas petistas têm sites nesta eleição. A coordenação da campanha dos vereadores deixou pronto sites logo no início da campanha que são atualizados diariamente. Além dos sites dos vereadores, os diretórios regionais do PT  tem seus próprios blogs veiculados no site do PT de Curitiba (www. ptcuritiba.org.br).

Psiquiatra
“Nem mesmo um psiquiatra pode justificar as atitudes do governador Roberto Requião em relação ao Porto de Paranaguá. Dizer que a culpa é da oposição pela não realização da dragagem é o mesmo que negar a existência da sua própria família. Afinal de contas, quem administra o porto é o seu irmão”. O comentário é do deputado federal Eduardo Sciarra (DEM), a respeito das declarações de Requião na última “escolinha”.

Sobrinho fora
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu o nepotismo provocou demissões no Congresso. Pelo menos 30 parentes de deputados federais e de senadores já foram dispensados desde a publicação da súmula que impediu a contratação de parentes até terceiro grau nos três Poderes. Entre os parlamentares que demitiram, está o senador Flávio Arns (PT), que mandou o sobrinho embora.

Compromisso
A Promotoria de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais de Londrina espera para hoje os nove candidatos à Prefeitura da cidade para assinatura de termo de compromisso com políticas públicas voltadas à área da saúde. O documento apresenta 11 propostas, amparadas em dispositivos previstos na Constituição Federal.

Paralela
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná fará a verificação de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de amostragem, no dia da eleição. A comissão encarregada da votação paralela, designada pelo Presidente do TRE, desembargador Ângelo Zattar, foi instalada ontem. O Juiz da 145ª Zona Eleitoral de Curitiba e presidente da comissão, Osvaldo Nallim Duarte, explicou que a funcionalidade do equipamento será testada com toda a transparência que caracteriza o processo eleitoral, mediante fiscalização e acompanhamento do Ministério Público Eleitoral e dos partidos.

Aviso
O Hospital Erasto Gaertner avisa: é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e suprapartidária. Portanto, não apóia nenhum político, partido ou classe política nestas eleições. Pelo jeito, tem candidato usando o nome do hospital para se cacifar.

Em alta
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve liminar que permite às emissoras filiadas ao Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Televisão do Paraná retransmitir o programa A Voz do Brasil em qualquer horário compreendido entre 19 e 24 horas.

Em baixa
A Justiça determinou à União Federal e ao Estado do Paraná o pagamento de indenização, por danos morais, no valor de R$ 200 mil, para P.F.S., mãe de uma menina de 2 anos e 8 meses que morreu em curto período durante atendimento prestado pelo SUS.