Campeão

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O deputado federal Airton Roveda parece estar disposto a conquistar uma espécie de “trófeu da infidelidade”. Reeleito pelo PPS no ano passado, na sexta-feira ele oficializou sua filiação ao PR. Em quatro mandatos, Roveda mudou oito vezes de partido, média de dois partidos por mandato.


Governismo
Tanto vai e vem tem uma explicação: Roveda procura sempre estar em partidos que sejam da base do governo do momento, seja ele qual for. Em 1994, por exemplo, elegeu-se pelo PDT, mas como a legenda foi para a oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso, abandonou-a antes mesmo da posse, trocando-a pelo governista PFL. Agora, faz o mesmo com o PPS, que também está na oposição ao governo Lula, abrigando-se no mais que governista PR, herdeiro do antigo PL – uma das siglas que tiveram maior envolvimento no escândalo do mensalão.



Satisfeito
O deputado federal Eduardo Sciarra elogiou a atitude do Tribunal de Contas da União em cobrar explicações do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, sobre irregularidades que estão acontecendo no maior porto paranaense. E mão é para menos. Ele é autor do requerimento que pediu a fiscalização no porto, pela Comissão de Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.


Derrota
O governo do Estado amargou na sexta-feira mais uma derrota  na Justiça. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), decidiu por unanimidade de votos, negar provimento ao recurso do Estado do Paraná contra a decisão liminar que suspendeu os efeitos do Decreto n° 7.487, de 9 de novembro de 2006. No decreto, o governador Roberto Requião havia declarado de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área em que se situa a Estação Experimental da Syngenta Seeds Ltda, em Santa Tereza do Oeste-PR.


Solto
A Justiça do Paraná  também concedeu na sexta-feira habeas-corpus em favor de Cesar Franco, ex-diretor do Detran do Paraná. Ele foi preso com mais 22 pessoas sob a acusação utilizar dinheiro público para comprar irregularmente títulos podres para pagamento de dívidas do Detran durante Operação Trânsito Livre na manhã da terça-feira. O habeas-corpus foi concedido pela juíza Lilian Romero da 2.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná , que também determinou a soltura dacoordenadora financeira do Detran-PR, Eliane Keiko Kobiraki Carvalho. Na sexta também a Promotoria de Justiça de Proteção à Ordem Tributária ajuizou  em Curitiba, ação penal contra os 27 envolvidos no suposto esquema de desvio de dinheiro dos cofres do Departamento de Trânsito do Paraná, em 2002.



Tucanos
Os deputados federais do PSDB do Paraná e o deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) participaram de um encontro nacional do partido em Brasília. “Além de pesquisas para avaliar a imagem do partido perante a população, nos próximos meses, vamos realizar uma série de seminários para discutir assuntos do país, como ecologia e economia”, explica Gustavo Fruet.


Exemplo
Para fazer a valer a decisão da Executiva Estadual do PSDB, que decidiu que todos os filiados devem fazer oposição ao governo Requião, é grande a possibilidade de que o deputado estadual Luiz Nishimori – um dos tucanos do bico vermelho – seja submetido ao Conselho de Ética do partido. A fritura de Nishimori pode servir como exemplo pra os dissidentes.


Em alta
Um pedido de vistas do desembargador Ruy Fernando de Oliveira  no processo prorrogou para 4 de maio a decisão sobre o afastamento do promotor e secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, do Ministério Público do Paraná.


Em baixa
A Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra três fiscais da Receita Estadual. O Ministério Público apurou a extorsão a caminhoneiros e pede o afastamento dos fiscais do serviço público .