Caso Bonilha (I)

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O vereador de Londrina, Orlando Bonilha (PR), que foi preso na última quinta-feira no estacionamento da Câmara, conseguiu habeas corpus no início da noite de sexta-feira. Bonilha foi preso justamente quando deixava a sessão na qual foi aberta uma Comissão Processante (CP) para cassar o seu mandato. A prisão e a cassação são por denúncias diferentes.


Casa Bonilha (II)
O pedido de prisão foi expedido pelo juiz da 2ª Vara Cível de Londrina, Nelson Miranda da Rocha, e se refere à ação criminal na qual Bonilha é acusado por cobrar para si uma parte dos salários de seus assessores. A denúncia é de 2004, quando ele era presidente da Câmara e não tem relação com a denúncia atual, feita neste ano pelo Ministério Público, de concussão — extorsão praticada por agente público — e formação de quadrilha.


Mais uma
No final da tarde de ontem, o juiz da 4ª Vara Cível Jamil Rech Fillho deu despacho favorável à liminar do Ministério Público que pedia afastamento de quatro vereadores de seus cargos. O mesmo Bonilha, Flávio Vedoato (PSC), Osvaldo Bergamin (PMDB) e Renato Araújo (PP) foram notificados ontem, assim como o presidente da Câmara, Sidney de Souza (PTB). Na decisão, o juiz disse ter se embasado principalmente no princípio da moralidade.


Outdoors (I)
Depois da determinação da Justiça eleitoral para que o PT retirasse os outdoors com as fotos dos três pré-candidatos a Prefeitura de Curitiba, o partido lançou uma nova campanha para ocupar os 50 espaços, que agora são preenchidos com a frase: “Pode-se cortar uma rosa, mas não de pode deter a primavera. Ninguém segura a força da mulher. 8 de março. Parabéns pelo seu dia”.


Outdoors (II)
A propaganda, que faria alusão ao Dia Internacional da Mulher, apenas confirma o que todos já sabem. Gleisi Hoffmann será a candidata a prefeita do PT escolhida nas prévias desta domingo.


Império
A Assembléia irá receber. no próximo dia 13, as visitas de Dom Luiz de Orleans e Bragança – atual Chefe da Casa Imperial do Brasil e o Príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil. O convite partiu do deputado Fernando Carli Filho (PSB) que propôs uma sessão especial em comemoração ao bicentenário da vinda da família real portuguesa para o Brasil. “Acredito que resgatar a memória da família real é reconhecer a importância da sua vinda e da sua permanência para o início da estruturação política, jurídica e econômica brasileira”, afirma o deputado.



Infiéis
Até a última sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) já havia julgado 84 casos de suposta infidelidade partidária. Deste total, apenas oito vereadores do interior do Estado perderam o mandato. O Paraná foi um dos recordistas dos casos de denúncias de infidelidade, com mais de mil processos protocolados.


Exame da ordem
A OAB Paraná realiza neste domingo (09) a segunda fase do Exame de Ordem. Participam da prova 2.631 candidatos aprovados na primeira fase, realizada no dia 20 de janeiro. A prova tem início às 14 horas, mas a OAB Paraná orienta para que os candidatos compareçam ao local com uma hora de antecedência. Em Curitiba, o Exame acontece na UniCuritiba – Centro Universitário de Curitiba – Rua Chile, 1.678.


Em alta
O presidente da Comissão de Saúde Pública da AL, deputado Ney Leprevost (PP), pediu à Secretaria Estadual de Saúde informações sobre as mortes por “doenças da pobreza” no Estado.“As doenças da pobreza e o abandono matam 226 brasileiros por dia.


Em baixa
A história da compra de 22 mil televisores-laranja pela secretaria de Estado de Educação foi parar na imprensa nacional. No site do Estadão (www.estadao.com.br). A secretaria voltou a negar todas as denúncias e reafirma que a compra foi legal e necessária.