Cassação

Josianne Ritz com colaboração de editores do Jornal do Estado

A Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, município da região metropolitana de Curitiba, vota hoje relatório que pede a cassação do mandato do vereador José Valmir Luciano (PP). Preso desde o último mês de maio, José Luciano é apontado pela polícia como o mandante do assassinato do vereador Valdomiro Francisco da Silva (PP), conhecido como “Miro Siqueirense”. O crime ocorreu em agosto de 2006.
 
Churrasco
Primeiro suplente da coligação, Luciano assumiu o cargo de vereador logo após a morte de Miro. Outras duas pessoas acusadas de participação no homicídio também estão presas. Baleado na nuca com um tiro de pistola 765 durante um churrasco, Miro era casado e deixou três filhos adolescentes.


Metrô
O prefeito Beto Richa (PSDB) esteve ontem em Brasília para apresentar o Plano Plurianual (PPA) 2008 aos deputados federais que aceitaram o pedido de emenda coletiva para realização do Sistema de Transporte de Alta Capacidade (Stac), que na verdade é a construção do metrô em Curitiba. De acordo com o prefeito, o projeto tem valor de R$ 700 milhões.


Sem volta
O secretário  de Estado de Saúde, Cláudio Xavier,  pediu afastamento do cargo por 30 dias. Durante esse período, o diretor-geral da pasta, Gilberto Martin, responderá pela função. As informações do Palácio Iguaçu são de que o secretário não retornará à função e que provavelmente ganhará algum cargo, a ser criado, de assessor especial. 


Prazo
Gilberto Martin, por sua vez, tem 30 dias para convencer o governador de que é digno de comandar a secretaria campeã de problemas no governo do Estado. Caso contrário, Requião poderá escolher outra pessoa para cargo. Por incrível que pareça, a lista de candidatos não é muito grande. Talvez porque os pepinos sejam muitos.


De plantão
A procuradora-geral do Estado, Jozélia Broliani, garantiu que ficará de plantão na porta do procurador-geral da Fazenda, Luís Inácio Adams, até que ele a atenda para tratar do acordo entre o governo do Paraná e o Banco Itaú para acabar com a multa mensal de R$ 5 milhões aplicada pela União ao Estado. A negociação fechada há duas semanas esbarra na Lei 7.990/89, que proíbe que verbas obtidas com royalties de energia elétrica não podem ser utilizadas para pagar dívidas – como seria feito pelo governo com o Itaú.


CPI
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário do Congresso Nacional, Neucimar Fraga, chega hoje m Cascavel. Fará vistoria na Penitenciária Industrial de Cascavel e tomará depoimentos sobre superlotação.


Protesto
O Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor) conseguiu um espaço de cinco minutos na sessão de ontem na Assembléia Legislativa para falar da agressão sofrida pelo repórter cinematográfico da RPC, Humberto Vendramel. Ele levou um soco no rosto do advogado Eldes Martinho Rodrigues na cobertura do fechamento de um cassino ilegal, na última sexta-feira.


Em alta
A resolução que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vota hoje para regular os processos contra políticos “infiéis” deve anular os acordos firmados entre os partidos governistas no Congresso e colocar dez mandatos de deputados em risco.


Em baixa
O presidente da Comissão de Infra-Estrutura do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), quer que o Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal (MPF) investiguem a empresa espanhola OHL e o leilão de rodovias federais. realizado pelo governo.