Colo
Apesar de evitar comentar diretamente a decisão do PSDB de lançar candidato ao governo, e do prefeito Beto Richa de admitir sua entrada na disputa, o senador Osmar Dias (PDT) não conseguiu esconder a irritação com o fato de não ter sido comunicado pelos tucanos. Na prática, a postura do PSDB joga Osmar “no colo” do PT de Lula e Dilma Roussef.
Perda
Na prática, o senador do PDT tem agora a justificativa que faltava para fechar a aliança com os petistas, já que os tucanos – que até então vinham tentando levar o assunto em “banho-maria” – praticamente sepultaram qualquer chance de virem a apoiar a candidatura de Osmar.
Sobrou para o Serra
Quem corre o risco de sofrer sérias perdas com isso é o candidato do PSDB à presidência, governador de São Paulo José Serra, que agora não poderá mais contar com um palanque único, que lhe garantiria uma situação confortável no Paraná.
Verdes
Os caciques do Partido Verde do Paraná estão todos ouriçados com a provável filiação da senadora Marina Silva, que deixou o PT para concorrer à Presidência da República pelo PV. Segundo a avaliação deles, o momento de se rediscutir a postura do PV em todo o país. A expectativa é que a candidatura de Marina atraia filiados.
Corrida
A candidatura de Marina, aliás, vem mexendo com a cabeça de vários partidos. O presidente estadual do PSC, deputado federal Ratinho Júnior, fez questão de espalhar ontem a informação de que o comando nacional do PV procurou a cúpula do partido. Segundo essa versão, os verdes querem um nome do PSC para vice na chapa encabeçada pela ex-ministra e senadora.
Fumaça (I)
O deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, protocolou três emendas à lei antitabagista, aprovada em primeira discussão, proibindo o fumo em recintos fechados de uso coletivo. A primeira emenda foi feita em conjunto com o deputado Tadeu Veneri, através da Comissão de Saúde, e propõe que o governo do Paraná garanta tratamento gratuito aos fumantes carentes que lutam para largar o vício, inclusive com o fornecimento de remédios. Outra emenda de Leprevost prevê a proibição do fumo em carros que estejam trafegando com grávidas e crianças a bordo. E a terceira emenda propõe a cassação do registro de ICMS dos estabelecimentos comerciais que venderem cigarros para menores de 16 anos. Já o deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) apresentou umma emenda aditiva que prevê a realização de campanhas educativas nas escolas como forma de prevenir o uso do cigarro.
Fumaça (II)
As emendas deverão ser votadas pela Comissão de Constituição e Justiça na próxima segunda-feira e levadas a plenário na terça.
Manobra
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, se reúne em Brasília na próxima terça-feira com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para pedir providências em relação à manobra contábil feita pela Petrobras. A manobra levou a empresa a deixar de recolher aos cofres públicos um valor estimado de R$ 4,3 bilhões desde dezembro do ano passado. Grande parte destes recursos seriam destinados aos 5,5 mil municípios, que com isso perderam recursos. Fadel não tem ainda uma estimativa do prejuízo, mas já pediu um levantamento técnico para apurar o valor.
Agenda
A ALL – América Latina Logística inicia hoje o circuito de palestras de conscientização para motoristas das empresas de transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, que possuem linhas cujo itinerário cruza com a ferrovia. O objetivo é alertar os motoristas sobre os cuidados necessários ao cruzar a linha de trem. “Nossa intenção com esse programa é nos aproximar dos motoristas, alertando para os riscos que a falta de atenção nos cruzamentos pode causar”, afirma Carolina Goulart, coordenadora das campanhas de segurança da ALL. As palestras serão realizadas na Universidade Corporativa (UniALL), localizada na sede ,da companhia, em Curitiba. Ao todo, 1.100 motoristas, de cinco empresas, serão atendidos pelo programa.
Em alta
O Ministério da Saúde autorizou a construção de seis novas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) no Paraná. A população de um total de seis cidades contará com serviços de emergência e urgência para demandas de uma região com até um milhão de pessoas.
Em baixa
Ao criticar o desempenho do governo federal na execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) citou a estimativa de que apenas 10% dos recursos destinados ao programa foram efetivamente desembolsados.