Comissionados

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

A semana vai começar quente na Assembléia. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Durval Amaral (PFL) adiantou para segunda-feira a sessão. Normalmente as reuniões da comissão acontecem às terças. Caberá a CCJ dar o parecer sobre as duas emendas apresentadas à mensagem do governo, que autoriza a farra dos cargos comissionados. Depois de analisada a constitucionalidade, as emendas seguirão para votação em plenário. A tendência é que a bancada governista se una para derrubá-las.


Contas
O deputado estadual Osmar Bertoldi (PFL) lembrou que o governo do Estado ainda não se manifestou sobre a prestação das contas públicas relativas ao primeiro trimestre de 2007. De acordo com Bertoldi, a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que os governos devem promover audiências abertas à sociedade e informar sobre as contas públicas a cada três meses. Segundo o deputado, esse prazo encerra-se no final de março e, portanto, o governo tem poucos dias para prestar contas.


Prazos
Por falar em contas, Os deputados, em breve, deverão apreciar outra alteração na Constituição do Estado, trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que estabelece prazo máximo de 12 meses para o Tribunal de Contas julgar as contas da administração municipal e estadual. A emenda constitucional é de iniciativa do deputado Antonio Belinati (PP).



Inquilinos
Os ex-deputados que ainda ocupam apartamentos funcionais terão de desocupá-los. O número de ex-deputados que ocupavam esses apartamentos, segundo o quarto secretário da Câmara, deputado José Carlos Machado (PFL-SE), era de 32. Dois paranaenses figurariam na lista: Íris Simões (PTB) e até José Borba. Os dois não foram reeleitos.


Esqueleto que rende
Ninguém se mudou ainda para o novo prédio do governo, no Centro Cívico, o ex-esqueleto, mas ele já está dando o que falar. Primeiro foi a reclamação do governador Roberto Requião sobre as divisórias, agora as contas da obra não batem. Pelo menos é que afirmam fontes do Tribunal de Contas (TC), que já ensaia pedido de esclarecimentos.


Ciúmes
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca,  é a “estrela” da escolinha desta terça-feira. Ele assina cinco ordens de serviços para início das obras de empreendimentos do Programa Casa da Família em municípios do interior do Estado. Greca, aliás, anda sendo alvo de intrigas internas no PMDB. Tem gente enciumada com a articulação, ainda quer precoce, para ele disputar a prefeitura de Curitiba. Esta turma, aliás, mantém espiões atentos na Cohapar.


Questão
de opinião
Na próxima terça-feira, tem reunião da Executiva Nacional do PSDB. O deputado Gustavo Fruet (PSDB) promete conversar com o presidente nacional da legenda, senador Tasso Jereissati sobre a situação dos tucanos no Paraná. Segundo o paranaense, o partido encomendou 15 pesquisas qualitativas em todo Brasil para saber o que a população pensa do PSDB.


Convênio parado
273 dias é o tempo que o governador Roberto Requião está sem cumprir o convênio que assinou com a Prefeitura de Curitiba para reduzir o custo óleo diesel para os ônibus do
transporte coletivo na RMC.


Em alta
Acontece, hoje às 14h, a reunião de instalação da CPI da Câmara para apurar as invasões de terrenos em Curitiba. A comissão vai apurar as invasões de terrenos que vêm ocorrendo na cidade. A CPI terá prazo de 120 dias, prorrogável.



Em baixa
Com o imbroglio da indicação do deputado federal paranaense Odílio Balbinoti (PMDB-PR) para o Ministério da Agricultura, a pouca influência que o governador Roberto Requião tinha em Brasília acabou. Requião ficou com o ônus  de indicar errado.