A semana que vem promete ser agitada na Assembléia. Além da polêmica em torno do fundo de aposentadoria dos deputados, duas comissões devem finalmente “andar”, mesmo em tempos de recesso. A Assembléia deve instalar na segunda-feira os trabalhos da Comissão Especial de Investigação (CEI) dos gastos em publicidade do governo do Estado nos anos de 2005 e 2006.
Xadrez
Os sete membros devem se reunir logo em seguida para definirem o presidente, o vice e o relator da CEI. Há quem diga que há possibilidade de as peças serem trocadas. Ou seja, titulares podem sair para dar a vez aos suplentes, mais ávidos de “justiça”.
Pedágio
A Comissão Especial de Investigação (CEI) do Pedágio, instalada na Assembléia Legislativa na última terça-feira (3), também deve ter a sua primeira reunião na próxima semana. O objetivo de CEI é fazer um levantamento da composição das tarifas, do quanto é arrecadado e para onde são destinados esses recursos. As duas comissões têm o prazo de 120 dias para apresentar o relatório.
Sem cortes
A CPI do Apagão Aéreo na Câmara vai encaminhar ao governo federal um pedido para que dê prioridade total, no Orçamento de 2008, à destinação de recursos para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab), de forma a não repetir os cortes de recursos realizados nos últimos quatro anos no orçamento do Comando da Aeronáutica.
Reuniões
A CPI também planeja agendar reuniões com os ministros da Defesa e do Planejamento, Orçamento e Gestão para discutir o assunto e vai atuar junto à Comissão Mista de Orçamento. As propostas foram apresentadas pelo deputado federal paranaense Gustavo Fruet (PSDB), e acolhidas pela comissão.
Condor
A socióloga uruguaia Lilian Celiberti, dá entrevista coletiva neste sábado, no Centro de Convenções de Curitiba. Militante feminista e integrante do comitê internacional do Fórum Social Mundial, Lilian Celiberti, ela participa de evento preparatório do Fórum Social do Mercosul. Lilian foi presa e torturada em 12 de novembro de 1978 por agentes brasileiros e uruguaios, durante a Operação Condor. Na ocasião, também foram presos seu marido, Universindo Diaz, e seus dois filhos, Francesca e Camilo, que, na época, tinham três e oito anos de idade, respectivamente.
Forte?
Antonio Roberto Forte (PSL), que concorreu ao governo do Estado nas últimas eleições tendo como bandeira única a guerra contra o pedágio, e atuando como linha acessória ao governador Requião, está percorrendo o Paraná em reuniões com lideranças. Apesar de todo correria, o alvo deve ser mesmo a Câmara Municipal de Curitiba. Forte é nome certo do PSL como candidato à vereador no próximo ano.
FPF
Diretor da Secretaria de Esportes de Curitiba, Élio Cury busca o apoio dos dirigentes de clubes para ser escolhido nome de consenso para presidir a Federação Paranaense de Futebol (FPF). Depois da condenação e afastamento do ex-presidente, Onaireves Moura, o cargo está vago e as próximas eleições só acontecem em abril de 2008.
Em alta
Em uma semana marcada por quebras de recordes na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a sexta-feira não poderia ter sido diferente. O Ibovespa subiu 0,91%, aos 56.443 pontos. Foi o quarto recorde nesta semana. O volume financeiro alcançou R$ 4,2 bilhões.
Em baixa
O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), disse que, se o Congresso Nacional entrar em recesso em julho, o Conselho de Ética não funcionará. Ou seja o caso Renan Calheiros (PMDB), será retomado apenas em agosto.