Contratos de gestão (I)

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

Contratos de gestão (I)
O prefeito Beto Richa assinou ontem em Brasília, o termo de adesão de Curitiba ao programa Modernizando a Gestão Pública, do Movimento Brasil Competitivo (MBC). A assinatura foi durante a 28ª Reunião do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, evento nacional que reuniu empresários e administradores públicos. Richa foi convidado para dar uma palestra sobre o Contrato de Gestão da Prefeitura. “O ingresso neste programa do MBC será importante para a troca de experiências de gestão pública, o que contribuirá para o processo de modernização que iniciamos na administração de Curitiba”, disse Richa.


Contratos de gestão (II)
O MBC é uma ONG fundada pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter, para discutir mecanismos de modernização da administração pública. Além de Gerdau, presidente do Conselho, participaram da reunião 40 empresários, como o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira, o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, e o presidente da Microsoft, Michel Levy, além de secretários executivos de diversos ministérios do Governo Federal e representantes de governos estaduais. O programa Modernizando a Gestão Pública coordena e implanta programas de modernização da gestão em 20 prefeituras e governos estaduais.


Contratos de gestão (III)
“Os princípios que regem a gestão – austeridade, democracia e transparência – facilitaram a adoção de métodos, sistemas e tecnologias que trouxeram inovação administrativa para a Prefeitura de Curitiba”, disse Richa em sua palestra.


Condenado
O deputado estadual e ex-prefeito de Londrina, Antonio Belinati (PP) foi condenado a devolver mais de R$ 1,71 milhão aos cofres públicos por ter feito propaganda institucional com promoção pessoal durante a inauguração do Pronto Atendimento Infantil (PAI) em 27 de março de 1999, quando ainda comandava o município. A sentença, do juiz Alvaro Rodrigues Júnior, da 10ª Vara Cível, atendeu a ação popular e considerou que além da promoção pessoal, houve “ofensa ao princípio da impessoalidade” da administração pública.


Provas
Entre as provas apresentadas incluem-se gastos com ligações telefônicas para todos os terminais do Município com gravação da voz do Prefeito convidando para a inauguração; transporte gratuito em ônibus contratados pelo Município, sobrevôo de helicóptero no local da obra pública inaugurada, divulgação do ato em outdoors espalhados pela cidade, entre outros. A defesa de Belinati alegou que a publicidade não foi realizada em benefício próprio, mas para atender o interesse público.


Ibope
A página na internet do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (www.tre-pr.gov.br) atingiu, no último dia 07, a marca de dois milhões de acessos. Este total corresponde ao período de 20 de novembro de 2006 até 07 de abril de 2009 e significa uma média diária de 2.275 acessos. Durante os três três anteriores ao pleito do ano assado, nosso site registrou, em média, 5.500 acessos diários, atingindo picos de 7.500 acessos em um mesmo dia.


Recuo
O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT), anunciou a sua desistência de disputar a presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Ele disse que o recuo faz parte de sua estratégia em criar uma frente municipalista de apoio à candidatura do senador Osmar Dias (PDT), na sucessão do governador Roberto Requião (PMDB), em 2010.


Em alta
Cascavel, na Região Oeste do Estado, foi a cidade paranaense que mais gerou empregos formais em março. Dos 10.842 novos postos de trabalho abertos no Paraná, 606 foram no município. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


Em baixa
A morte de duas crianças por falta de médicos e de equipamentos no Hospital Regional de Paranaguá, recém inaugurado pelo governador Requião, levou o deputado Ney Leprevost a pedir, em ofício, providências urgentíssimas para a Secretaria Estadual de Saúde.