O Juiz da 177ª Zona Eleitoral de Curitiba, Alexandre Barbosa Fabiani,
responsável pela propaganda na imprensa (rádio, TV , internet e
jornal), convocou representantes dos partidos, coligações,
representantes de emissoras de rádio e televisão para uma reunião, na
tarde de hoje, no TRE. Na pauta, a propaganda eleitoral no rádio,
televisão, internet e imprensa escrita e os procedimentos para
elaboração de plano de mídia.
Impugnações
Até o início da noite de ontem, nenhum pedido de impugnação de
candidatura relativo as eleições em Curitiba havia sido recebido pelo
TRE/PR. Amanhã é o prazo final para que partidos, coligações,
Ministério Público Eleitoral (MPE) ou os próprios candidatos entrem com
os pedidos.
Chacoalhada
Na tentativa de esquentar a militância, a candidata petista à
Prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann, se reuniu na noite de ontem
com os 194 candidatos a vereador dos partidos que apóiam sua
candidatura. “Sem a participação dos candidatos a vereador, a campanha
não decola”, garante Gleisi.
Na torcida
A meta dos partidos que apóiam Gleisi (PHS, PSC, PMN, PRB e PTC) é
eleger entre 15 e 18 vereadores na Capital. Nas eleições de 2004, a
turma que caminhou com candidato do PT à Prefeitura, Angelo Vanhoni,
elegeu 12 vereadores. A maioria deles acabou aderindo a base de apoio
ao prefeito Beto Richa (PSDB).
Contas
O presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (DEM) anunciou para amanhã a presença na Casa do secretário de Estado da Fazenda, Heron Arzua, para a audiência pública de prestação de contas do governo Requião relativa ao primeiro semestre de 2008. Resta saber se, às vésperas do início do recesso, e preocupados com a eleição de seus prefeitos e vereadores, os deputados terão interesse em destrinchar a fundo a situação financeira do Estado.
Bloqueio
O juiz Bernardo Fazolo Ferreira, da Comarca de Palmital (região central do Estado), determinou o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de bens de Darci José Zolandeck, prefeito da cidade. A decisão atende a uma ação por improbidade administrativa proposta no início do mês pelo Ministério Público, e também se estende a outras 12 pessoas e três empresas.
Prejuízo
O grupo atingido pelo bloqueio inclui o secretário municipal de Finanças, Miguel Fernandes de Almeida, e o chefe de divisão administrativa do Município, Paulo César Zolandeck — que é irmão do prefeito. Eles são acusados de provocar um prejuízo de R$ 46,6 mil aos cofres do município, através de um esquema de fraude em licitação para a compra de materiais de construção.
Confusão
O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), fez ontem um discurso longo e confuso na tribuna da Casa. Começou criticando os meios de comunicação — que, segundo ele, promovem o “linchamento” de pessoas públicas acusadas de delitos sem que as mesmas possam se defender. Em seguida, elogiou a ação da Polícia Federal, na prisão do banqueiro Daniel Dantas, acusado de diversos crimes.
Pimenta
O que se conclui da fala contraditória e da lógica nebulosa de Romanelli é que o deputado considera que, quando a imprensa denuncia políticos, em especial parlamentares, isso significa “linchamento”. Já quando a polícia enquadra banqueiros e outros membros da “elite econômica” está apenas fazendo Justiça. Ou seja, pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Em alta
Um grupo de 400 juízes federais realizou ontem ato de apoio ao juiz federal da 6ª Vara, FAUSTO DE SANCTIS, que pediu a prisão do banqueiro Daniel Dantas. Em documento, eles criticaram o encaminhamento do caso ao Conselho Nacional de Justiça pelo STF.
Em baixa
Um escorregão da assessoria jurídica de Gleisi Hoffmann vai custar mais de R$ 21 mil para a candidata petista. É o valor da multa determinada pela Justiça Eleitoral por Gleisi ter feito prévio cadastramento de eleitores por meio de seu blog, para lhes enviar material que configurou propaganda.