A cidade de Curitiba será um dos destaques do caderno sobre o Brasil que está sendo produzido pelo jornal The Guardian, da Inglaterra. O prefeito Beto Richa foi entrevistado ontem pelo jornalista Luiz Fernando Koyven, encarregado das reportagens no Brasil. O caderno será publicado em abril com a intenção de ser guia de orientação para investidores que querem fazer negócios no Brasil. Curitiba será apresentada como cidade com forte potencial para novos investimentos.
Infraestrutura na pauta
Richa falou ao jornalista sobre infraestrutura, mão-de-obra, meio ambiente, turismo, cultura e qualidade de vida em Curitiba. Também explicou ao jornalista sobre o Tecnoparque e o profissionalismo na administração municipal em Curitiba. O The Guardian é um dos jornais mais respeitados da Europa. O caderno sobre o Brasil também terá entrevistas com empresários e políticos nacionais, como Dilma Roussef e Fernando Henrique Cardoso.
Descartado
O governador Roberto Requião (PMDB) não gostou nada do convite feito pelo presidente Lula para que o senador Osmar Dias (PDT) assuma a liderança do governo no Congresso Nacional. Requião anda irritado com as atitudes do petista, que tem dados sinais cada vez mais evidentes de que o considera “carta fora do baralho” nas articulações para 2010.
Isolados
O PT e o PMDB ficarão isolados na bancada de oposição na Câmara Municipal de Curitiba. Com isso, a base contrária ao prefeito Beto Richa (PSDB) ficou restrita apenas aos dois partidos – cinco vereadores do total, dentre os 38 eleitos. Os opositores tentaram, mas não conseguiram a adesão do PV e PSC. A vontade da oposição era que o quadro fosse engrossado por mais três vereadores: Aladim Luciano e Roberto Acioli (PV) e Julião Sabota (PSC). Para a liderança da oposição, foi escolhida a vereadora Noêmia Rocha (PMD)
Independentes
Numa nota distribuída e assinada pelos cinco vereadores da oposição – Noêmia Rocha e Algaci Túlio (PMDB) e Professora Josete, Pedro Paulo e Jonny Stica (PT) – eles anunciaram que continuaram tentando entendimento com o PV e PSC. Os dois partidos preferiram ser classificados como “independentes”.
Segurança
Em discurso ontem na Câmara, o deputado federal paranaense Alfredo Kaefer (PSDB) destacou a falta de segurança no Estado. Amparado por dados do Ministério da Justiça sobre o crescimento da criminalidade no Paraná, ele definiu a situação como alarmante a situação e afirmou que o quadro crítico de segurança é resultado da falta de investimentos do governo.
Londrina
O deputado federal Barbosa Neto (PDT) – que vai disputar o novo segundo turno para a prefeitura de Londrina com o também deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) – surpreendeu ontem ao anunciar a decisão de dispensar o programa eleitoral de rádio e TV na nova campanha para escolher o substituto de Antonio Belinati (PP) – eleito e cassado pela Justiça.
Campo Largo
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas determinou ontem a citação dos vereadores da Campo Largo (RMC) da legislatura 2001-2004 para que devolvam aos cofres municipais um total de R$ 91,8 mil, que receberam irregularmente por sessões extraordinárias. A decisão se refere ao processo que julgou irregular a prestação de contas da Câmara Municipal no exercício de 2003.
Em alta
A criação de uma comissão especial para tratar de assuntos relacionados à Copa do Mundo de 2014 foi anunciada durante sessão plenária, na tarde ontem, na Câmara de Curitiba. A comissão será presidida pelo líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB).
Em baixa
O presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação, deputado Marcelo Rangel (PPS), comunicou ontem que acompanhará de perto os trabalhos de dragagem no Canal da Galheta, que dá acesso aos portos do Paraná.