Delírio

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O líder da oposição na Assembléia, deputado Valdir Rossini (PSDB), classificou de “apenas mais um delírio”, o PAC estadual lançado pelo governador Roberto Requião (PMDB) na terça-feira. Segundo o tucano, a intenção é apenas criar um fato político positivo, “depois de meses de brigas, denúncias e escândalos”.


Pirotecnia
De acordo com Rossoni, basta uma análise do Orçamento do estado para perceber que o PAC requianista não inclui recursos para novas obras de vulto. E que boa parte do dinheiro está comprometido com despesas de custeio. “A maioria dos anúncios do PDE, quando esmiuçados, resultam em pura pirotecnia”.


In loco
A oposição decidiu organizar uma agenda para fiscalizar pessoalmente a real situação das obras do Estado que fazem parte do pacote de promessas de campanha do governador.  Entre elas, as dos hospitais regionais e do ParanaSan (o programa de saneamento do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba). 


Bocejos
Como Requião vai passar os próximos seis dias em Nova York caberá ao vice, Orlando Pessuti comandar a escolinha de governo da próxima terça-feira. Sem o chefe por perto é bem provável que muitos secretários e deputados da base do governo aproveitem para dormir até mais tarde. Toda semana o que se vê é um verdadeiro festival de bocejos na escolinha.


Ufa! (I)
O ministro paranaense Paulo Bernardo escapou de assumir um verdadeiro rabo de foguete. Na manhã de ontem, Lula anunciou que o ex-presidente do Supremo, Nelson Jobim é o novo ministro da Defesa, em substituição ao demitido Waldir Pires.



Ufa ! (II)
Trocar o Ministério do Planejamento pelo caótico Ministério da Defesa poderia ser terrível para os planos de Paulo Bernardo que pretende concorrer ao governo do Estado em 2010, com base na popularidade conseguida nos anos de governo Lula.


Moratória
Por falar em petistas, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) vai propor moratória ou suspensão por um ano no processo de filiações do partido, durante o III Congresso Estadual do PT, que acontece neste final de semana, em Curitiba. Veneri alega que as filiações em massa, sem critérios, realizadas nos últimos anos, geraram deformações no partido. Entre elas, o aumento do número de filiados sem compromisso com os princípios do PT. Sem falar na dificuldade maior para se eleger.


Formação
De olho nas eleições do ano que vem, o presidente municipal do PSB, Luciano Ducci, aposta no curso de formação política que a Fundação João Mangabeira oferecerá aos candidatos da chapa socialista a partir de outubro. “A idéia é dar mais força e afinação ao discurso de cada um em relação aos paradigmas do partido e, assim, oferecer candidatos melhor preparados aos eleitores”, explica Ducci. Entre os temas do curso (obrigatório para todos os pré-candidatos) estão; Reforma Urbana, Educação e Saúde, eixos da plataforma socialista para 2008.


Eleitor
A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba dá continuidade no sábado ao projeto “Sábado Cidadão”, que oferece atendimento ao eleitor que não tem condições de ir até lá durante a semana para regularizar sua situação eleitoral. Serão cinco guichês à disposição do público, no horário das 13 às 17 horas, fazendo alistamento, tranferências e recadastramento do título.


Em alta
A Prefeitura de Curitiba debaterá com a população os investimentos municipais de 2008. As audiências públicas da Lei Orçamentária Anual 2008 (LOA), serão feitas nas nove administrações regionais, nos dias 7, 8 e 9 de agosto. A LOA detalha a aplicação dos recursos.


Em baixa
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), disse que é contrário à intenção do governo federal de criar o Imposto sobre Venda a Varejo. O  governo pretende enviar ao Congresso Nacional, a partir de agosto, sua nova proposta.