Dois pra lá…

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O senador Osmar Dias (PDT) defendeu ontem que seja aberta a sessão, onde será votado o relatório que pede a cassação do presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB/AL). “A sessão fechada não protege ninguém. Não há necessidade que a sessão seja fechada ao público. É preciso que isso seja alterado até o momento da votação”. Osmar Dias (PDT) espera uma votação muito apertada. “A cada momento que a votação se aproxima a pressão aumenta aqui no Senado. Comenta-se que a diferença, independente do resultado, será de apenas dois votos. Na verdade, os votos do PT vão decidir o caso”.


PEC
O senador Alvaro Dias (PSDB) apresentou ontem uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que o voto, em casos de quebra de decoro parlamentar, seja aberto. “Alterando para voto aberto, podemos mudar o cenário. Certamente a população defende este processo. Não basta defender o voto aberto e a sessão aberta, precisamos assumir a responsabilidade de propor a alteração”.


Fantasma
A Assembléia Legislativa anunciou ontem que vai entrar com ação judicial para que Verônica Durau Rodrigues, de 59 anos, devolva os salários recebidos entre março de 1996 e julho de 2007, quando tinha cargo comissionado. Uma sindicância apontou que ela nunca compareceu ao trabalho, mas o salário era depositado mensalmente. Também foram responsabilizados o genro dela, Ezequias Moreira, e o ex-diretor adjunto do Legislativo estadual, Luiz Molinari, falecido no ano passado, e que teria contratado Verônica para a diretoria administrativa da Assembléia, em 2001, depois que ela deixou de atuar como funcionária do gabinete do então deputado Beto Richa. O ex-deputado e atual prefeito foi isentado de qualquer responsabilidade no episódio. Ao todo, serão cobrados na Justiça cerca de R$ 300 mil em salários recebidos.


Omissão
Os deputados do PT não demonstraram a mesma combatitividade quando se trata de acabar com a prática do nepotismo no governo Requião. Com exceção do autor, Tadeu Veneri, nenhum deputado petista assinou a nova Proposta de Emenda Constitucional apresentada por ele para proibir o uso do Estado como cabide de empregos para os parentes do governador.


Energia
O vice-líder da oposição na Assembléia, deputado Élio Rusch (DEM) cobrou ontem do governo do Estado a liberação de licença, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para a construção de duas usinas hidrelétricas na região oeste do Paraná. A preocupação do parlamentar é em relação à usina que seria construída no rio Guaçu, entre os municípios de Marechal Cândido Rondon e Santa Rosa, pela Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon LTDA. – (CERCAR), que até o momento não obteve a licença ambiental do IAP.


Homenagem
O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, no no domingo, com o título de Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Medicina Veterinária Brasileira, criada em 9 de julho de 1920, com o objetivo de homenagear personalidades que tenham se destacado na área. É a mais alta condecoração da Ordem, concedida a líderes do desenvolvimento da pecuária nacional e demais atividades da veterinária brasileira e mundial. A entrega do Diploma correspondente à outorga do título ao Vice-Governador Orlando Pessuti foi efetivada durante o 31º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, realizada em Santos (SP).


 



Em alta
A Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) abriu espaço em seu site (www.apmppr .org.br) para que qualquer cidadão possa se manifestar à favor da eleição direta no MP, sem submeter a escolha ao governador, e contra o fórum privilegiado aos deputados estaduais.


Em baixa
A manifestação armada pelo assessor especial de Requião e presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, ontem, na Boca Maldita, em defesa da TV Educativa, foi um fiasco. Cerca de vinte pessoas participaram. Sinal de que a causa não empolga.