Educativa (I)

Josianne Ritz com colaboração de editores do Jornal do Estado


O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 24 horas para que a direção da Rádio e TV Educativa (RTVE) entregue cópias da “escolinha de governo”, do último dia 26. Um pequeno detalhe, a “escolinha” é chamada de “Terça insana” porque acontece às terças-feiras. A última aconteceu no dia 27 de novembro.


Educativa II
O MPF investiga os abusos do de Requião no uso político da televisão estatal. No último dia 30 de julho, a procuradora da República no Paraná, Antonia Lelia Neves Sanches, abriu procedimento para investigar a postura do governador na “Terça insana”. Caso o ato de improbidade administrativa seja confirmado pelas investigações do MPF, Requião está inclusive sujeito a perda do mandato e inelegibilidade.
Solidão
Aliás, alguns dos aliados e auxiliares mais próximos de Requião se afastaram dele e não mexem uma palha para defendê-lo. Afirmam que têm razão de sobra para isso, pois foram abandonados à própria sorte pelo governador quando mais precisavam. E já conhecem o histórico de deslealdade que cerca o peemedebista, que sempre prioriza seus próprios interesses, em detrimento daqueles que muitas vezes foram fundamentais para que ele não fosse derrotado na última eleição.


Renovação
O PT vai às urnas neste domingo. No Paraná, em 266 cidades os petistas promovem votação para eleger os novos dirigentes municipais do partido. A votação também inclui a escolha da nova direção estadual da sigla.


Disputa
No Paraná, três candidatos concorrem à presidência do PT: Gleisi Hoffmann, representante da tese Construindo um Novo Brasil, antigo Campo Majoritário e pré-candidata à prefeitura de Curitiba. Com o apoio do marido e ministro Paulo Bernardo, e dos principais caciques da legenda, é a favorita. O deputado Assis do Couto concorre pela tendência “Mensagem ao Partido”, e José Aparecido da Silva, do PT Militante e Socialista – grupo mais à esquerda. 


Infiéis
O PPS do Paraná já tem a documentação de oito vereadores que deixaram o partido depois de 27 de março, além dos 82 que o partido já fez o pedido de retomada do mandato junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A legenda se empenhou na identificação dos infiéis para retomar a proporcionalidade da representação aprovada pelas urnas e por acreditar na justeza e respeito à decisão do TSE, ao dizer que o mandato pertence à legenda, como explica o presidente do PPS estadual, Rubens Bueno.


Em alta
O deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da Oposição, comemorou a decisão do governador de retirar a mensagem de aumento do IPVA e o ITCMD da Assembléia. “A união da oposição e a mobilização da sociedade impediram o prosseguimento desse absurdo”, disse Rossoni.


Em baixa
A Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Londrina executaram, na última sexta-feira, busca e apreensão de documentos relativos a gastos de publicidade feitos pela Sercomtel.