Eleições 2010 – Firme no Senado

Da Redação

ELEIÇÕES 2010
Firme no Senado
Quem já está munido de slogan e equipe é o deputado federal Ricardo Barros (PP), que deve concorrer ao Senado.Ele não desistiu ainda  de neutralizar a candidatura da petista Gleisi Hoffmann, através de um suposto acordo com o PDT de Osmar Dias e o PT em torno da disputa pelo governo do Estado e pela Presidência. Não falta vontade de Barros e até mesmo do ministro Paulo Bernardo.

O milagre de Aécio
Apesar de ocupar há mais de dois anos um cargo no primeiro escalão governo do presidente Lula, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou que seu partido, o PDT, sinalizou apoio ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) na sucessão presidencial de 2010. “Tenho que primeiro aguardar a decisão do partido do qual o governador Aécio faz parte”, disse ele. A possibilidade animou alguns pedetistas, que ainda sonham com a aliança de Beto Richa (PSDB) e o senador Osmar Dias (PDT). Tudo, no entanto, esbarra no governador José Serra (PSDB), que dificilmente desistirá de disputar a Presidência da República.

BARES E RESTAURANTES
Meia-entrada
Mal saíram de uma briga por causa da proibição de cigarros em ambientes fechados, e os donos de bares e restaurantes entram em outra guerra. Desta vez é a meia-entrada. Os estabelecimentos de Curitiba estão recebendo notificação da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba para comparecer em audiência a ser realizada no dia 18 às 14 horas, na sede do Ministério Público na Rua Marechal Hermes, 751. Na pauta, a meia-entrada para idosos, estudantes, doadores de sangue e professores.

Falsificação
A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) promete brigar. Está recomendando aos estabelecimentos que não assinem nada sem discutir com seu advogado ou com a Abrabar para analisar seu contrato social. A associação também promete comprar do Ministério Público fiscalização sobre as carteirinhas de estudante falsificadas que, segundo a associação,  se proliferam.  Essa “guerra “ promete.

Big Brother
O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) levou uma invertida do Sindicato dos Servidores. Depois de colocar câmeras de vídeo nos postos de saúde para “vigiar” os funcionários, com transmissão direta em sua sala, agora o sindicato da categoria quer uma câmera no gabinete do prefeito para ver se ele trabalha e que horas chega e que horas sai.

Facultativo
O deputado federal paranaense Marcelo Almeida (PMDB) voltou a defender a adoção do voto facultativo no Brasil. Almeida usou a tribuna da Câmara dos Deputados para reclamar, mais uma vez, da limitação dos debates sobre a reforma política, restritos atualmente à questão do voto em lista e do financiamento público de campanhas. Segundo ele, no mundo inteiro, o voto é facultativo em 205 países e obrigatório em apenas 24, dentre os quais 13 são da América Latina.

Copa 2014
Buscando maiores informações sobre organograma de trabalho para a Copa do Mundo 2014, os vereadores da Comissão da Copa do Mundo da Câmara Municipal de Curitiba, representados por Mario Celso (PSB, presidente), Pedro Paulo (PT, relator) e Algaci Túlio (PMDB), estarão no Rio de Janeiro hoje, amanhã e quarta-feira, participando do seminário Cidades-Sede, em evento promovido pela CBF com apoio da FIFA. Da prefeitura já estão confirmados os nomes do secretário Luís de Carvalho e da engenheira Suzana Lins Afonso da Costa. Do Governo  irá o vice-governador Orlando Pessutti e ainda dois representantes do Clube Atlético Paranaense.

AGENDA
Acontece amanhã  às 9h30 na Praça Santos Andrade  ato contra o projeto de lei 92/07, que cria as Fundações Estatais de Direito Privado.  O PLP 92/07 encontra-se em tramitação no Congresso Nacional.  O ato é organizado pelo Fórum Popular de Saúde (SINDITEST/PR – SINDSAÚDE/PR – SINDPREVS – SINPAR – CAF/UFPR – CAP/UFPR – CAE/UFPR) e pelo Fórum Nacional de Lutas Contra o PLP 92/07 (ANDES-SN – FENASPS – FASUBRA-Sindical – ASFOC-SN – SINASEFE – SINASEMPU – FENAM).

Em alta
A Assembleia Legislativa vota nesta semana projeto de lei que cria o seguro rural e que atenderá 15 mil produtores de trigo em 2009.  A CCJ se reúne extraordinariamente hoje para votar o projeto. Até o fim da semana, ele segue para o plenário.

Em baixa
Os deputados estaduais estão revoltados e prometem guerra contra o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, por conta das “visitinhas” da polícia às casas de políticos por conta das carteiras de motoristas cassadas.