Eleições – Aprovação

Da Redação

A candidata do PT à prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann, comemorou o índice de aprovação do governo Lula. Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira aponta que 64% da população considera o governo Lula ótimo ou bom. Repetindo um mote já reprisado insistentemente durante toda a campanha, Gleisi afirma o presidente conquistou essa aprovação por “priorizar as pessoas”, e promete fazer o mesmo por Curitiba, se eleita. Por mais que a petista se esforce em “colar” na imagem do presidente, até agora a estratégia não tem dado resultado. A aprovação de Lula não tem se traduzido em transferência de votos para Gleisi.

Presença
Falando em Lula, o presidente volta ao Paraná na próxima segunda-feira, mas a princípio só estão previstos compromissos administrativos. O petista participa do lançamento da pedra fundamental da Usina de Mauá, que deve ser construída no rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira.

Sem agenda
Os petistas curitibanos garantem que Lula ainda virá a Curitiba para subir no palanque de Gleisi. Até agora, porém, a assessoria do presidente não confirmou qualquer possibilidade ou data para que isso aconteça.

Patrocínio
O candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Moreira Júnior, divulgou na sexta-feira, em sua página na internet, a lista de doadores de sua campanha eleitoral. A relação inclui grandes empresas, como o Banco Itaú e o grupo Gerdau, empreiteiras, além de pessoas físicas, incluindo muitos ocupantes de cargos de confiança no governo Requião — principal patrocinador e defensor da candidatura de Moreira nas trincheiras peeemedebistas.

Virada
O ex-reitor anda mesmo sem sorte nesta campanha. Foi só ele programar uma “caminhada da virada” na Boca Maldita, para o sábado de manhã, para o tempo “virar” e começar a chover na Capital.


Pela culatra
A intervenção de Requião em Paranaguá foi revertida na Justiça, mas a manobra certamente renderá frutos eleitorais. Talvez não os que o governador esperava. A tendência é que o tiro saia pela culatra e o atual prefeito, José Baka (PDT), amplie ainda mais a vantagem que tem sobre o requianista Mário Roque (PMDB).

Clone
Santa inocência. O ex-deputado José Domingos Scarpelini, na maior ingenuidade, comprou um automóvel Polo por R$ 5 mil e achou que estava fazendo um grande negócio. De fato, o modelo pode custar mais de R$ 40 mil. Detalhe: na última sexta-feira, Scarpelini foi preso, já que a placa do carro era clonada.

Em alta
A Prefeitura vai prestar contas na Câmara de Curitiba. A audiência pública está marcada para o próximo dia 26, das 14 às 16h30, no auditório do Anexo II, na sede do Legislativo Municipal. A convocação é da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização.

Em baixa
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apreendeu duas toneladas de propaganda eleitoral ilegal em uma operação em comunidades ocupadas pelo Exército. Uma tonelada e meia do material irregular foi retirada das comunidades.