O advogado Riccardo Bertotti não se conforma com a forma como foi conduzida a eleição na Assembléia, que culminou com a escolha de Maurício Requião para ocupar a cadeira de conselheiro no TC. “No dia da sabatina dos candidatos na Assembléia, ele foi o único que pôde utilizar o elevador reservado para autoridades. Ele não estava lá como secretário e sim como candidato”, alfinetou.
Constrangimento
Aliás, foi constrangedor acompanhar, pela internet, a sessão de ontem da 2ª Câmara do Tribunal de Contas com a participação de Maurício Requião. Por várias vezes, o novo conselheiro se declarou impedido por suspeição de votar os processos em julgamento, uma situação que vai se repetir o tempo todo enquanto seu irmão estiver no governo.
Imposição
A Agência Estadual de Notícias alardeou com indisfarçável entusiasmo a notícia da derrubada da liminar que impedia o “primeiro-irmão” de atuar como conselheiro do TC. Acabou sem querer escancarando o fato de que a nomeação de Maurício foi uma imposição de Requião, e não uma simples escolha livre dos deputados, como oficialmente argumentavam os defensores da indicação.
Blindagem
Requião gosta de posar de defensor da Justiça e da lei. Mas, quando a Justiça o contraria, é o primeiro a desrespeitá-la. Nesta semana, o governador se recusou novamente a receber um oficial de Justiça que tentou notificá-lo em uma ação que exige a desocupação de área invadida no Estado. O oficial ainda tentou fazer a notificação na reunião da “escolinha”, mas foi impedido pelos seguranças de Requião.
Desfalque
O presidente Lula afirmou ontem que pretende evitar ao máximo interferir nas eleições municipais. Má notícia para a candidata do PT à prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann, que tinha no apoio do presidente sua principal arma de campanha. A ela restou o marido, o ministro Paulo Bernardo, que vai tirar férias para ajudá-la.
DVD
O Ministério Público Federal (MPF), como já se tornou praxe, na última terça-feira, deu prazo de 48 horas para que a TV Educativa entregue cópia em DVD da “escolinha” da semana. Para variar, Requião voltou a menosprezar as decisões judiciais que o impedem de atacar adversários, autoridades e imprensa através da emissora estatal.
Diagnóstico
Trinta e três Tribunais de Contas estão preparando um completo diagnóstico sobre a capacitação dos professores que atuam no ensino fundamental em todo o Brasil. O resultado do trabalho, que está sendo realizado por meio de uma auditoria operacional, será divulgado até o final deste ano.
Mulheres
Pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que o número de registros de candidatos homens que irão disputar o cargo para prefeito nas próximas eleições é quase dez vezes maior do que o de mulheres. Dos 15.257 candidatos registrados até o último levantamento do tribunal — ocorrido na noite da última terça-feira — apenas 1.580 (10%) foram feitos pelas mulheres.
Em alta
O prefeito Beto Richa, candidato à reeleição, destacou ontem os recordes na criação de empregos em Curitiba. Em
junho deste ano,
foram criadas 3.494 vagas — recorde para o mês, desde o início da série, em 1997.
Em baixa
O Tribunal Superior Eleitoral informou que 41 municípios do País podem ter somente mulheres na disputa do cargo de prefeito. Mas as mulheres ainda são minoria. São 1.580 pedidos de registro de mulheres, contra 13.677 de homens.