Entornou

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

A relação entre o governo Requião e o PT – que já não andava boa – entornou de vez esta semana, depois que o governador anunciou a intenção de enviar à Assembleia Legislativa um projeto instituindo a licença maternidade de seis meses para as servidoras públicas estaduais. Os petistas alegam que a decisão após o governo perder uma ação judicial para uma funcionária do setor de Saúde sobre o tema. E que uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) prevendo o benefício apresentada pelos deputados do partido foi engavetada por pressão de Requião depois de ser aprovada em primeiro turno na Assembleia.


Paternidade
Requião alega que por gerar novas despesas, a proposta tem que vir do Executivo. Os petistas reclamam que o governador tenta capitalizar politicamente em cima de uma iniciativa do partido.  “Mais uma vez o governador deixou de trabalhar com seus aliados na Assembléia Legislativa e preferiu o embate com o Poder Judiciário”, disse o deputado Elton Welter (PT)


Angustifolia
O deputado estadual Péricles de Mello (PT) apresentou nesta semana um requerimento na Assembleia Legislativa, convidando o superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), José Álvaro Carneiro, a comparecer no Plenário da Casa para falar sobre a operação Angustifolia, de combate ao desmatamento na Região Centro-Sul do Paraná.


Crime ambiental
 A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão temporária contra lideranças políticas e empresários da região por suspeita de crime ambiental. “É um debate que deve ser aprofundado e, por isso, convocamos o superintendente do Ibama para esclarecer aos parlamentares as ações dessa operação”, reforçou Péricles.


Vão de ônibus
As militantes do MST estavam cansados ontem. Depois de uma “marcha” de 600 quilômetros a pé, eles pegaram ônibus para seguir de Campo Largo para Curitiba, ontem pela manhã.


Na estrada
A presidente do PT Gleisi Hoffmann, juntamente com membros da Executiva Estadual continua a série de visitas pelo Paraná. Hoje, visitará Cornélio Procópio, Leópolis e Santa Mariana. Tudo de olho em 2010. Gleisi, aliás, ainda não sabe se vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados ou no Senado.



Motorista
A Promotoria de Justiça de Barbosa Ferraz, na região de Campo Mourão propôs ontem, ação civil pública por improbidade administrativa contra a ex-prefeita da cidade, Elza Marques Gonçalves. O Ministério Público sustenta que, entre fevereiro de 2000 e fevereiro de 2001, ela contratou irregularmente um motorista para a Prefeitura, sem concurso público, teste seletivo ou registro trabalhista adequado. Demitido após um ano de serviço, o motorista entrou com uma ação na Justiça do Trabalho contra o município.  Outro ato questionado é o pagamento do acordo trabalhista feito sem se observar a devida ordem cronológica dos precatórios.


Agenda
Marcelo de Souza Bremer, do Conselho de Avaliação de Imóveis da Secretaria Municipal da Administração, vai participar da reunião da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba, na próxima terça-feira , a partir das 14h. A informação foi confirmada pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito no Legislativo, ao presidente da comissão, Tico Kuzma (PSB). O representante da prefeitura vai esclarecer as dúvidas dos vereadores sobre os parâmetros usados na avaliação dos imóveis alienados ou adquiridos pelo município.


Em alta
O longa-metragem O Sal da Terra, do curitibano Eloi Pires Ferreira, foi agraciado com o Prêmio Margarida de Prata, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O troféu será entregue, em julho, em Porto Alegre.


Em baixa
A  ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou que 15% das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já estão concluídas. Mas o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), ao discursar em Plenário ontem.