Factóide

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.

Na “escolinha” de ontem, o governador Requião voltou a falar que se o governo federal insistir em implantar novos pedágios no Paraná, o Estado vai entrar na disputa pelas concessões. Entre as concessionárias, tudo não passe de mais um factóide da guerra pessoal contra o pedágio empunhada pelo governador. As empresas lembram que desde a posse para o primeiro mandato, em 2003, ele já falou em desapropriação, encampanção, intervenção e outras medidas contra o pedágio. Todas naufragaram na falta de viabilidade legal, e foram esquecidas.


Rusgas
O deputado André Vargas (PT) negou ontem que esteja havendo uma crise na dobradinha entre petistas e peemedebistas no Paraná. “Combinei com o governador que asumiria o mandato na Câmara Federal e depois voltaria ao Paraná para assumir a Secretaria do Trabalho. Não existe crise nenhuma, só o que está sendo dito nos jornais”.


Liberdade
O principal obstáculo para que André Vargas (PT) assuma a Secretaria do Trabalho seria a manutenção do atual secretário interino, Emerson Nerone na diretoria-geral da pasta. O petista quer ter liberdade para montar sua própria equipe. “Quando se convida alguém para ser secretário, se pressupõem que este alguém terá liberdade. Nas conversas que tive com Requião, ele sempre defendeu mudanças profundas nas Secretaria. O Nerone é meu amigo e já foi deputado estadual pelo PT. Mas quero ter a liberdade de escolher quem vai trabalhar comigo”, comntou Vargas.


Caprichos
O atual líder do governo na Assembléia, deputado Dobrandino da Silva (PMDB) entende que o presidente estadual do PT não pode passar por cima do governador. “Estas mudanças na composição do governo são natuarais. Mas tudo tem limite, o Requião não pode atender a todos os caprichos do André”.


Torcida
O prefeito Beto Richa vai acompanhar de perto a eleição da Câmara dos Deputados, amanhã. Bem cedo, em Brasília, estará ao lado de Gustavo Fruet arregimentando os últimos apoios à candidatura tucana. “Acredito na vitória do Gustavo”, salienta com entusiasmo o prefeito que nos últimos dias dedicou todas as horas disponíveis da sua agenda administrativa para conquistar votos para Fruet.


Torcida (II)
”O partido está unido neste grande desafio e confiante dos resultados favoráveis desta disputa”, diz. Segundo ele, “o PSDB é hoje referência de oposição no país e, por isso, tem como responsabilidade maior defender os interesses de toda a sociedade brasileira”. Para Richa, a indicação de Gustavo Fruet para a presidência da Câmara, acima de qualquer reconhecimento ao seu trabalho parlamentar e à sua postura ética.


Rejeitado
A 1ª Câmara do Tribunal de Contas desaprovou ontem a prestação de contas da prefeitura de São Tomé (Noroeste do Estado) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Itambaracá (Norte Pioneiro). No caso de São Tomé, o motivo foram irregularidades como despesas sem licitação, a aplicação de recursos em banco privado, o não pagamento de precatórios judiciais e a não apresentação ao tribunal de documentos obrigatórios. Na Samae de Itambaracá, foi a falta de recolhimento do INSS relativo aos servidores e à contribuição patronal.


Esclarecimento
Alisson Wanscheer, ex-presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, no ano de 2003, contestou nota publicada ontem na coluna Parabólica. Ele diz que ainda cabe recurso para reformar o acórdão, referente ao exercício de 2003 e que as contas de 2004 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas.


Em alta
Parceria entre o Ministério da Justiça e o Ministério do Desenvolvimento Agrário vai incentivar a leitura entre os detentos da Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. A partir desta semana, os presos terão acesso a cerca de 250 títulos .


Em baixa
Os membros do Diretório Estadual PPS decidiram pela dissolução dos diretórios ou comissões provisórias do partido em cidades onde os candidatos a deputado estadual, federal ou a governador não atingiram 2% do eleitorado. Também perderam algumas lideranças.