Filantropia

Da Redação

Quanto mais se aproxima a época da votação do Orçamento 2009 na Câmara de Curitiba — previsto para 15 de dezembro —, mais os vereadores são procurados por instituições filantrópicas, que buscam verbas adicionais através das emendas.

À caça
Nos últimos dias, os vereadores teriam sido procurados por assessores de marketing do Hospital Pequeno Príncipe e do Pequeno Cotolengo. O Hospital Erasto Gaetner, que contava com o apoio do ex-vereador e hoje deputado Ney Leprevost (PP), também teria enviado seus lobistas.

Substituto
O governador Requião nomeou, na última sexta-feira, o novo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Daniel Lúcio de Oliveira de Souza assume o cargo no lugar do irmão do governador, Eduardo Requião, que foi superintendente de janeiro de 2003 a setembro de 2008.

Liberado
Requião só demitiu o irmão do cargo depois que o Supremo Tribunal Federal proibiu a nomeação de parentes de governantes em até terceiro grau para cargos de confiança de segundo escalão. Após um questionamento jurídico, o STF liberou a nomeação de Eduardo para secretário de Estado dos Transportes, sob o argumento de que a proibição do nepotismo não inclui cargos de natureza política, como ministros, secretários estaduais e municipais.

Energia
Dos Emirados Árabes, Requião mandou divulgar que que não haverá aumento das tarifas de energia elétrica praticadas pela Copel. “Não existe nenhum estudo, nem intenção do governo de aumentar o preço da energia no Paraná”, garantiu. Trata-se de uma “meia verdade”, já que, se vingar a proposta do governador apresentada à Assembléia Legislativa, de aumentar dos atuais 27% para 29% a alíquota do ICMS sobre energia, fatalmente o aumento vai ser repassado para as faturas do serviço.

Desembarque
Por mais que tente disfarçar, ficou evidente ontem que o PT se prepara para “desembarcar” do governo Requião. A direção estadual do partido pressiona os deputados a votarem contra a proposta de reforma tributária do governador. E não demonstra qualquer interesse nos apelos dos peemedebistas pela unidade das esquerdas locais para a disputa pela sucessão estadual em 2010. Isso sem falar nos acenos feitos pelo ministro Paulo Bernardo ao senador Osmar Dias (PDT).

Agradecido
Ontem, depois de participar da posse do Comitê da Copa do Mundo de 2014 — que tenta trazer o evento para Curitiba —, o prefeito Beto Richa (PSDB) agradeceu ao governador em exercício, Orlando Pessuti (PMDB), por ter sido convidado, pela primeira vez, para ir ao Palácio das Araucárias, a nova sede do governo estadual. A participação do tucano no evento só foi possível porque o governador Roberto Requião está em Dubai.

Dupla
Pessuti, aliás, está mesmo determinado a disputar o governo do Estado em 2010. Na reunião do secretariado de ontem (escolinha), o vice quando se referia ao governo citava “o governo Requião e Pessuti”. A referência nunca havia sido utilizada.

Em alta
Antes de assumir a cadeira na Câmara de Curitiba, a cantora Mara Lima (PSDB) passou a os últimos dez dias em turnê pelo País. “Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que queriam informações sobre a administração do prefeito Beto Richa”, comentou ontem.

Em baixa
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, foi reprovada no teste de cabo eleitoral do PT nas eleições muinicipais, encerradas no último domingo. Isso acabou sendo um golpe para as pretensões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que quer vê-la como candidata à presidência.