Fundão

Bem Paraná

No apagar dos trabalhos legislativos, a Assembléia prepara na surdina um projeto para criar um novo fundo de previdência para os deputados estaduais. Como toda proposta polêmica e impopular, o projeto deve entrar em pauta nos últimos dias de votação da Casa antes do início do recesso, impedindo qualquer discussão mais aprofundada sobre o tema.


Extinto
Por conta da reforma da Previdência, no governo Fernando Henrique Cardoso, a Assembléia foi obrigada a extingüir o antigo Fundo Estadual de Previdência Parlamentar (Feppa). Por ele, os deputados ganhavam o direito de se aposentar com salário integral depois de apenas dois mandatos ou oito anos de contribuição.


Impeachment
O deputado estadual Barbosa Neto (PDT), que está se despedindo da Assembléia para assumir no ano que vem uma vaga na Câmara Federal, apresentou ontem no plenário da Casa relatório que será votado hoje pela Comissão Especial criada para investigar as invasões de terra no Estado. No relatório, Barbosa pede a abertura de processo de impeachment contra o governador Roberto Requião (PMDB) por crime de responsabilidade, por não cumprimento das ordens judiciais de desocupação e reintegração de posse. Se for aprovado pela comissão, o relatório vai a plenário em um prazo de até cinco sessões. Como as votações terminam na sexta, ele pode acabar sendo arquivado.


Superado
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), afirmou ontem que está pronto para retomar o diálogo com o governo do Estado. Se depender dele, os episódios da campanha eleitoral estão superados, quando foi alvo de críticas do governador por não ter apoiado a reeleição de Requião. O tucano reafirmou, porém, que não aceitará provocações, nem intermediários nas negociações com o Executivo estadual.


Migração
Dirigentes sindicalistas filiados a CGT, NCST e as Federações de Trabalhadores, que têm como orientador jurídico o advogado Edésio Passos, preparam filiação em massa ao PMDB. Tudo esta sendo acertado com o secretário de Estado Mauricio Requião (PMDB) e com o vice-governador Orlando Pessutti (PMDB). A filiação em massa causou ciumeira em alas do PT.


Na frente
O senador Alvaro Dias (PSDB), com mais de 50 mil votos, continua liderando a votação do Prêmio Congresso em Foco, que elege os parlamentares mais atuantes no Congresso e Câmara Federal. Outro tucano, o deputado Gustavo mantém a terceira colocação na preferência dos leitores do site www.congressoemfoco.com.br.


Chapa
O Tribunal de Contas deve eleger amanhã o conselheiro Nestor Baptista como novo presidente do órgão, em sucessão ao atual ocupante do cargo, Heinz Herwig. O atual corregedor, Fernando Guimarães, será o vice-presidente, e Henrique Naigeboren vai para a corregedoria.


Vaga no TC
A Assembléia Legislativa dá início hoje ao processo de oitiva dos postulantes ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas (TC). Os seis candidatos — Harry Avon, Antonio Hanauer, Augusto Canto Neto, Jorge de Souza, Waldemar Teodoro e Hermas Brandão— inscritos no processo serão sabatinados pela Comissão Especial.  A votação ocorre em sessão amanhã. Para ser eleito, o candidato deverá obter metade mais um dos votos dos 54 deputados .A votação será nominal e aberta.


Em alta
 Em 135 anos na história de Campo Largo, pela primeira vez uma mulher é eleita para o cargo de Presidente da Câmara. A eleição foi realizada na última sessão ordinária do ano. A vereadora Marilena Schiavon (PSL) foi eleita por  seis votos contra cinco.


Em baixa
 O PMN desistiu da fusão com o PPS e PHS, que resultaria no criação de um novo partido político, a Mobilização Democrática (MD). O acordo foi desfeito quatro dias depois de a Justiça ter derrubado a cláusula de barreir. O MD deve continuar, mas apenas com o PPS e o PHS.