Furo n´água

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

Furo n’água
A guerra do governador Requião contra os supostos altos salários do Ministério Público (MP) pode ter o efeito contrário para os cofres públicos. É que os procuradores do Estado agora estão querendo equiparação salarial com os membros do MP. A proposta já está na Assembléia Legislativa.


Sem candidatos
Está difícil de encontrar candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça no Ministério Público. A eleição já está marcada para fevereiro de 2008, mas devido a ingerência de Requião ninguém está querendo se habilitar. Além disso, outro complicador é o fato do governador ter nomeado para o cargo Milton Riquelme de Macedo, que não foi o vencedor das duas últimas eleições internas.


Em família
O nepotismo no governo Requião é mais que declarado. Também cria formas e maneiras inusitadas de nepotismo nas mais diversas esferas. O Diário Oficial de 20 de agosto deste ano traz, por exemplo, a exoneração de Nanci Adela Kirinus de cargo em comissão DAS-5 na Casa Civil. O mesmo edital revela que ela sai e dá lugar para o pai, Gernote Gilberto Kirinus, ex-deputado, que assume o mesmo cargo.


Em família (II)
E a festa não pára. Uma lista de cargos em comissão nomeados para a Secretaria de Estado de Saúde, publicada no Diário Oficial de 30 de agosto deste ano, revela pelo menos meia dúzia de sobrenomes conhecidos principalmente de deputados e estaduais.


Reservas
E de olho em 2008, os partidos e políticos vão reservando seus lugares. O PR realiza no próximo sábado o seu primeiro encontro estadual, quando dará a largada para a para a disputa das eleições municipais de 2008. O partido pretende lançar o deputado Carlos Simões (PR) para a Prefeitura de Curitiba. Logo ele, que quase perdeu o mandato e os direitos políticos estes dias.


Guerrinha
Os supostos desvios de verbas de comunicação da Sanepar ainda causa celeuma no governo. O presidente da companhia Stênio Jacob está na linha de fogo de Benedito Pires, assessor especial do governador Roberto Requião. Um joga a culpa no outro. Requião, por sua vez, foi quem pediu uma apuração e uma explicação para as denúncias.


Laranjas
Depois dos televisores laranjas, a Secretaria de Estado da Educação agora vai abrir licitação para comprar 60 mil pen drives. O valor máximo da licitação é de R$ 3.594.000,00, o que  resulta em R$ 59,90 por unidade. O pedido de autorização para o processo foi publicado no Diário Oficial do último dia 15 de agosto. É só esperar a laranjada.


Sucessão no PT
Presidente do PT do Paraná, André Vargas não nega sua preferência por Gleisi Hoffmann para sucedê-lo no comando do partido no Estado. “Não vou trabalhar para a Gleisi, mas se ela sair candidata, tem o meu apoio. O ideal é que se busque um consenso”. As eleições dos diretórios municipais, estaduais e nacional petista estão marcadas para o da 2 de dezembro. Segundo Vargas, o partido dá preferência para presidir o diretório estadual para quem não for concorrer nas eleições de 2008. Neste caso, Gleisi Hoffmann pré-candidata à prefeitura de Curitiba pode ficar de fora. Outro nome citado é o da deputado Luciana Rafagnin. “Não está descartada uma dobradinha com a Gleisi presidente e a Luciana de vice”.


Em alta
A Executiva Estadual do PMDB convocou reunião para hoje A ordem é enquadrar os dois deputados  estaduais Reinhold Stephanes Jr e Edson Strapasson, por terem assinado a PEC antinepotista. Tudo indica que eles vão bater o pé e  deixar a legenda.


Em baixa
A política pegando fogo, com assuntos como nepotismo, e a ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA anuncia, em sua agência de notícias, uma semana cheia de eventos políticos e culturais, como encontro de primeiras damas, seminários e até mesmo  exposições culturais.