Guerra é Guerra

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

A briga pelos cargos de segundo escalão do governo federal no Paraná está aberta. Um dos postos cobiçados é a chefia de Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR). Com a ascensão do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ao comando do Ministério do Trabalho, a previsão é de que a indicação para o cargo será feita pelo presidente do PDT paranaense, senador Osmar Dias. Mas o atual delegado regional, Geraldo Serathiuk, tenta resistir no posto. O problema é que ele é bem chegado ao governo Requião.


Defesa
Na quinta-feira, a direção local do PCdoB divulgou nota defendendo a manutenção de Serathiuk da DRT/PR. O partido, porém, não está com essa bola toda, e dificilmente conseguirá segurar seu preferido no posto.


Tendência
O vereador Pedro Paulo (PT) vai seguir a  iniciativa do deputado estadual Ney Leprevost (PP) que apresentou projeto de lei para regulamentar a publicidade oficial em jornais. O deputado alega que muitos jornais surgem apenas em períodos eleitorais e já nascem “chapa branca” e por isso quer que só os jornais com dois anos possam receber publicidade oficial. O vereador promete apresentar projeto similar na Câmara de Vereadores e diz que espera apoio de Leprevost.


Incômodo
A comissão de Economia da Câmara de Vereadores de Curitiba vai convocar o ex-prefeito e atual diretor da Cohapar, Rafael Greca de Macedo, para dar explicações sobre as contas reprovadas na gestão dele. O Tribunal de Contas encontrou irregularidades no Ippuc – adminstrado por Mauro José Magnabosco – e na Fundação Cultural de Curitiba – Geraldo Pougy – no ano de 1996.
 
Compensação
Nove regiões vai receber atenção especial do governo do Estado no Plano Plurianual (PPA) que está em discussão. A idéia é privilegiar as regiões menos desenvolvidas do Paraná e que concentram as populações mais pobres. As propostas estão sendo definidas com base no mapeamento dos 29 territórios do Estado, levando em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que avalia a renda, a saúde e a educação.


Feriado prolongado
Na sessão da última quarta-feira, o presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (DEM) garantiu que a Casa funcionaria normalmente na véspera do feriado de Páscoa. Ledo engano. A reportagem tentou contato telefônico com alguns gabinetes, mas ninguém atendeu e as ligações caiam em uma gravação que repetia o horário de funcionamento do Legislativo.


Tinta
O vereador José Roberto Sandoval (PSC) vai passar a sexta-feira realizando trabalho voluntário. Ele pintará salas de aulas – que necessitam de reformas e não foram contempladas pela secretaria de Educação – a partir das 9h, na Escola Estadual Nilo Brandão, na Vila Centenário.


Palpite
A bancada do PT na Assembléia Legislativa tem posição unânime a favor do estatuto da fidelidade partidária, uma das pedras de toque do projeto de reforma política defendida pelo partido. De acordo com o deputado Elton Welter, líder da bancada, o caso do deputado Geraldo Cartário, cujo mandato está sendo pedido pelo PMDB por ter deixado o partido logo após a eleição, é muito importante para reforçar a idéia da fidelidade.


Em alta
O comentário em Londrina ontem era que a entrega do título de Cidadão Honorário de Londrina ao prefeito de Curitiba Beto Richa, na noite de quarta-feira, revelou que ele está mais que credenciado a se lançar a disputa pelo governo do Estado. É esperar para ver.


Em baixa
Regulamentação colocada ontem em consulta pública pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propõe a proibição total do fumo em bares, restaurantes danceterias ou qualquer outro local fechado, público ou privado  com o fim das áreas reservadas .