História

Bem Paraná

A política guarda surpresas históricas. Há 21 anos, o então governador José Richa se licenciou do cargo para apoiar a candidatura de Roberto Requião à prefeitura de Curitiba. Ontem, o filho, Beto Richa, se licenciou da Prefeitura para apoiar Osmar Dias (PDT) na disputa ao governo, contra o mesmo Requião.

Em alerta
O governador em exercício e presidente licenciado da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), não conseguia esconder ontem o semblante preocupado. Não tanto com a decisão do diretório estadual de proibir os tucanos de fazer campanha para Requião. A preocupação é mesmo com a disputa aguerrida e de resultado imprevisível no segundo turno entre o governador e o candidato de oposição. A igualdade é tanta que ninguém arrisca um palpite sobre as novas pesquisas que devem ser divulgadas esta semana.

Escaldado
De um tucano requianista, sobre a decisão do diretório estadual e o clima de “já ganhou” entre os partidários de Osmar Dias: “Já vi isso do outro lado no primeiro turno”.

Se correr…
Mesmo sendo um dos petistas mais alinhados ao governador, o deputado federal eleito Ângelo Vanhoni (PT) vê riscos na atitude de Requião de não assumir o apoio a Lula. Reconhece que se trata de uma estratégia para evitar perder os votos pró-Alckmin no Estado: “Mas o eleitor do PT também pode ficar descontente com essa indefinição”, analisou.

La garantia…
“Nos entregamos aos paraguaios”. A frase é do presidente do PT do Paraná, deputado André Vargas, sobre o acordo com o PMDB para o segundo turno, mesmo sem que Requião tenha apoiado Lula.

Concurso do Tribunal de Justiça
Alguns interessados têm questionado a transparência sobre o concurso público para ingresso na atividade notarial do Paraná. Dos 110 cartórios vagos que deveriam ser disponibilizados para os interessados, 23 foram excluídos: quatro porque são objetos de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), seis estão desativados temporariamente, 12 têm outros tipos de processos administrativos e judiciais e um foi excluído por uma decisão do Presidente da Comissão, num procedimento administrativo. Há 20 dias foi protocolada uma solicitação de explicações sobre os motivos dessa exclusão, mas até agora não houve resposta.

Motivação judicial
Hoje, às 8h45, acontece no Pleno do Tribunal de Justiça, no prédio anexo, palestra com Michele Taruffo, professor titular do Instituto Universitario di Studi Superiori di Pavia, na Itália, e de outras universidades norte-americanas. O tema será “Motivação Judicial e Decisão Justa”. O debatedor e tradutor do evento é o doutor José Laurindo de Souza Netto, juiz convocado da 12ª Câmara Cível.

Diabólica
“Campanha política não foi uma coisa inventada por Deus. Para ser boa precisa ser quente”. Frase do secretário de Estado de Obras Públicas e ex-coordenador da campanha de Requião na Grande Curitiba, Luiz Dernizo Caron.

Em alta
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures, tomou posse ontem, em Brasília, como vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A nova diretoria é encabeçada por Armando Monteiro Neto.

Em baixa
A assessoria do governador Roberto Requião informou que o prefeito de Cascavel, Lísias de Araújo Tomé, havia se desfiliado do PPS para aderir à campanha do PMDB. Mas foi o PPS que desfiliou o prefeito em 6 de outubro, por ele ter feito campanha para Requião já no 1º turno.

* Esta coluna foi elaborada por Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.