Ibope barrado

Josianne Ritz com colaboração de editores do Jornal do Estado


A juíza Gisele Lemke, do Tribunal Regional Eleitoral, barrou no final da tarde de ontem a divulgação dos resultados da pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope em Londrina. A pesquisa foi encomendada pela rede de televisão RPC. O PMDB e o PSDB entraram na Justiça solicitando a impugnação da pesquisa, denunciando irregularidades na coleta de dados. Em primeira instância, os processos foram indeferidos. Mas os partidos recorreram e a juíza aceitou os argumentos, proibindo a divulgação da pesquisa.


Antagônicos
A coligação “Londrina Forte e Digna”, liderada pelo PSDB de Luiz Carlos Hauly, informou que entrou com pedido de investigação judicial perante a 41.a Zona Eleitoral pedindo a suspeição do Ibope, em face de resultados antagônicos apresentados por duas das suas empresas Ibope e Ibope Inteligência, “o que torna no mínimo estranho os resultados e pode confundir o eleitor”. A assessoria jurídica da campanha peemedebista, de Luiz Carlos Cheida, por sua vez, afirmou o IBOPE apresentou em seus últimos levantamentos “significativas incongruências estatísticas”.


Aqui
Neste sábado, a RPC deve divulgar a última pesquisa sobre as intenções de votos para a Prefeitura de Curitiba.


Tiros
Um comício de um candidato a prefeito de São Carlos do Ivaí terminou em confusão na noite de quinta-feira, depois que um homem sacou um revólver em meio a multidão e atirou em direção ao palco. Ninguém ficou ferido. Mais de 2 mil pessoas acompanhavam, na região central da cidade, os comícios dos dois candidatos a prefeito. Depois dos disparos, várias pessoas que assistiam ao comício foram para cima do atirador e conseguiram segurá-lo até a chegada da polícia. O suspeito está preso.



O candidato à reeleição Beto Richa (PSDB)  vai à missa na Igreja do Guadalupe no domingo, às 9 horas, antes de votar. A missa será com o padre Reginaldo Manzotti.


Lei seca
A Associação Brasileira de Bares e Casa noturnas (Abrabar) entrou, na última sexta-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com recurso no qual pede que seja revogada a resolução 293/08 da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) que determinou a ‘’lei seca nas eleições’’ – proibição da venda de bebidas alcoólicas durante todo o dia 5 de outubro. O principal argumento da Abrabar é de que a Constituição não proíbe a venda de bebidas alcoólicas e, portanto, não seria possível à SESP fazê-lo.



Contas
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu tornar mais rigoroso o efeito da omissão de prestação de contas. O texto atual (artigo 27, parágrafo quinto) estabelece que ‘’a não apresentação de contas impede a obtenção de certidão de quitação eleitoral no curso do mandato ao qual o interessado concorreu’’. A nova redação prevê que o impedimento não durará apenas no curso do mandato ao qual ele concorreu, mas até o momento em que o político preste efetivamente as contas, já que se trata de dinheiro público.


Foto
O eleitor vai notar uma diferença na tela da urna eletrônica na votação do próximo domingo (5). Pela primeira vez a foto do candidato a vice-prefeito aparece na tela da urna eletrônica. Antes, só era possível ver a foto do candidato a prefeito, agora serão exibidos na urna a foto dos dois integrantes da chapa


Em alta
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reuniram, em sessão extraordinária na sexta-feira , e publicaram mais 181 decisões individuais em sessão. Os processos tratam principalmente de pedidos de registro de candidatura.


Em baixa
As 27 áreas consideradas de risco no Rio pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e que foram alvo da Operação Guanabara, durante os últimos 24 dias, serão simultaneamente ocupadas pelas Forças Armadas a partir das 7 horas de domingo