Imbroglio da Copel

Josianne Ritz com a colaboração dos editores

Em audiência de mediação ontem à tarde no Ministério Público do Trabalho, a Copel confirmou que iniciará das demissões de todos os empregados que estivererem na condição de aposentados do Instituto de Seguro Social (INSS) A empresa alegou que vai fazer isso porque tem dificuldade de planejar a reposição de vagas por saber quando tais funcionários vão se aposentar. Os representantes da Copel disseram ainda que todas as vagas oriundas deste procedimento serão preenchidas por novos trabalhadores. Diante dos alertas da promotoria de que o imbroglio vai continuar na Justiça, os representantes da empresa ficaram de dar uma resposta. Em tempo, 700 funcionários da Copel estão incluídos na lista de demissões.


Birra
Fracassou a articulação dos deputados peemedebistas para colocar o líder da bancada, Waldir Pugliesi na Casa Civil, transferindo Rafael Iatauro para o comando da Cohapar, e desalojando Rafael Greca, que voltaria à Assembleia Legislativa como suplente. O vazamento da informação sobre a iniciativa fez com que o governador Requião – como é do seu estilo – vetar a troca, apenas para não dar o braço a torcer à imprensa que a noticiou.


Tô fora
O próprio Pugliesi tratou ontem de colocar água fria na “fervura” da movimentação de seus colegas. Afirmou não ter qualquer interesse de assumir o cargo. O chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, ironizou as articulações para troca do comando na Casa Civil do governo Requião. “Só saio daqui quando o Paulo Pimentel entrar no meu lugar”, disse Iatauro.


Lixo
Boa parte da sessão de ontem da Assembleia Legislativa foi ocupada com a discussão sobre a cobrança da taxa de recolhimento de lixo pela Sanepar, através de convênios com os municípios. O líder do governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), não escondeu sua irritação com a direção da companhia, por ter assinado um termo de ajuste de conduta se comprometendo a acabar com a cobrança.  Romanelli e o diretor da Sanepar, o ex-deputado Natálio Stica, se estranharam no plenário. O primeiro classificou a atitude da empresa  como “ridícula”. Stica não gostou, e afirmou que a companhia procurou apenas garantir a legalidade do processo.


Rubro-negro
O líder do governo na Câmara Municipal de Curitiba, Mário Celso Cunha (PSB) apresentou proposta para conceder Título de Cidadão Honoário para Eugênio Machado Souto, o Geninho, técnico do Atlético-PR. Geninho comandou o time em 2001, quando  conquistou o Brasileirão e agora, o paranaense.



Impostos pesam no Dia das Mães
De acordo com estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, o microondas é o produto que mais tem a incidência de impostos em seu valor final: 59,37%, segue abaixo tabela completa da tributação incidente em outras mercadorias.


Almoço em restaurante  32,31%
Bolsa de Couro 41,52%
Buquê (FLORES) 17,71%
CD (Compact disk) 37,88%
DVD (cartucho) 44,20%
Geladeira  36,98%
Jóias 50,44%
Liquidificador 34,30%
Livros 15,52%
Microondas  59,37%
Roupas 34,67%
Sapatos 36,17%
Telefone celular 39,80%


Agenda
-O Departamento Intersindical de Estatísticas  e Estudos Socioeconomicos divulga hoje., às 14h30, a Cesta  Básica referente ao mês de abril/2009.


-A  Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (Apep) realiza amanhã um debate sobre a vulnerabilidade da internet com o especialista Wanderson Castilho.  A partir de 8h30, na : Apep – Rua Desembargador Hugo Simas, 915 – Bom Retiro .


Em alta
Hoje, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) comemora 69 anos de atividade no Estado. Para comemorar a data, servidores estarão reunidos durante um café da tarde, às 16 horas .



Em baixa
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou ontem o mandato do deputado estadual Carlos Simões (PTB). Ele é acusado de usar o escritório político de Curitiba – a “Casa do Povo” – para distribuição de medicamentos em troca de votos.