Outra semana começa e mais uma vez a expectativa é se a Assembléia Legislativa vai ou não instalar a Comissão Especial de Investigação (CEI) criada para apurar as denúncias de gastos irregulares com publicidade no governo Requião. A liderança governista continua tentando ganhar tempo protelando a instação da CEI na esperança de que o assunto seja esquecido ou caia no vazio.
Antídoto
O secretário da Comunicação Social, Airton Pisseti, também vem atuando nos bastidores para evitar a investigação sobre sua gestão na Pasta. Produziu um relatório que a título de comparar os gastos do governo Lerner com o atual, mais suscita dúvidas do que esclarece as suspeitas existentes.
E agora?
Na quinta-feira, o secretário demissionário da Fazenda, Heron Arzua, vai a Assembléia para a audiência pública sobre a prestação de contas do governo relativa ao primeiro quadrimestre de 2007. Vai ter que explicar como ficou o rombo deixado pendente nas contas do ano passado, fechadas através do artifício contábil de considerar como dinheiro em caixa, créditos a receber que até agora não entraram nos cofres do Estado.
Prêmio
Aécio Neves, governador de Minas Gerais, confirmou presença na festa de entrega do troféu “Personalidade AECIC” (Associação dos Empresários da Cidade Industrial de Curitiba) ao prefeito Beto Richa, hoje. A cerimônia, no Graciosa Country, deve reunir nata do empresariado e do tucanato. Antes e depois da cerimônia, no Graciosa Country Club, Neves visitará obras em companhia do prefeito Beto Richa. Às 11h, Richa e Neves visitarão o Centro Municipal de Urgências Médicas Cajuru. Às 14h30, acompanharão as obras da Linha Verde.
Mistério do flutuante
A Assembléia Legislativa aprovou um pedido de informações do deputado Ney Leprevost sobre o destino de um flutuante que deveria ter sido utilizado pela Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina para um projeto ambiental.O parlamentar quer saber onde está o flutuante “Cábrea”, que seria afundado para servir como recifes artificiais e se é verdade que o mesmo agora faz parte do patrimônio de uma empreiteira.
Remédios
A Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (APEP) realiza na próxima quarta-feira, café da manhã com os deputados estaduais para um debate sobre a questão do fornecimento de medicamentos pelo governo do Estado.
Agenda
Também aguarda uma decisão da Assembléia a marcação da audiência pública com o ex-presidente do Conselho Administrativo da Sanepar, Sérgio Botto de Lacerda, e o ex-diretor da companhia, Rogério Distéfano. O convite aos dois foi aprovado no longínquo dia 8 de maio, mas até agora também não saiu do papel.
Recesso
O governo também não faz questão nenhuma da presença de Botto e Distéfano na Assembléia, já que os dois sabem muito sobre os negócios suspeitos da Sanepar. Vai fazer tudo para que a audiência não seja marcada antes do início do recesso parlamentar, que começa em 15 de julho, na esperança de tudo fique por isso mesmo.
Em alta
Os 37 mil servidores públicos municipais ativos e inativos recebem hoje a primeira parcela do 13º salário. O pagamento antecipado foi determinado pelo prefeito Beto Richa, pelo terceiro ano consecutivo na atual gestão.
Em baixa
A proposta antinepotista do deputado Tadeu Veneri (PT) que chegou a ser aprovada em primeira discussão no ano passado, foi derrotada na votação seguinte por pressão do governo Requião. Agora, Veneri tenta obter apoio entre os deputados estaduais, que fogem do assunto.