Inchaço

Josianne Ritz com colaboração dos editores do Jornal do Estado

Inchaço
Para o líder do prefeito na Câmara de Curitiba, vereador Mário Celso (PSDB) os tucanos da capital precisam se reunir com urgência para fecharem questão em torno da possibilidade de novas filiações ao partido. A preocupação dos vereadores do PSDB é com a reeleição. “Já somos nove vereadores e assim a legenda está boa. Não queremos novas filiações. Mas, alguns estão usando de influência política para tentar entrar no partido”. Nas contas de Mário Celso, se o prefeito Beto Richa for bem nas eleições de 2008, o PSDB pode eleger até 12 vereadores na Capital. “Nossa expectativa é de garantirmos pelo menos dez cadeiras na Câmara. Se o Beto for bem, como imaginamos, ´podemos emplacar mais”.


Caçada
Também de olho nas eleições de 2008, o presidente do PDT, senador Osmar Dias, coordena o 1º Encontro Norte Paranaense do PDT neste sábado. O encontro irá reunir dirigentes do partido e lideranças de 50 municípios do Norte do Estado. Três roteiros distintos estão sendo cumpridos neste fim de semana pelo PPS do Paraná para intensificar as filiações e os preparativos da campanha do próximo ano, uma vez que os prazos da Justiça Eleitoral estão bem perto do fim.  O presidente estadual Rubens Bueno disse, em Maringá nesta sexta-feira, que o número final de comissões provisórias e de novas filiações vai surpreender as previsões mais otimista



Nada consta
O vice-presidente da Comissão Nacional de Ética do PDT, Valmor Stédile, informou que até sexta-feira o presidente do partido e ministro do Trabalho, Carlos Lupi, não formalizou qualquer iniciativa contra o deputado federal Barbosa Neto (PR), por este ter contrariado a deliberação partidária que pedia apoio à prorrogação da CPMF na Câmara. Segundo Stédile, é pouco provável que um pedido de expulsão do paranaense vingue, já que o Diretório Nacional não foi ouvido quando a Executiva decidiu fechar questão em defesa do imposto.  “Pode dar advertência em dose dupla”, ironizou ele.



Consulta
O deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP) encaminhou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre sucessão eleitoral por ex-parceiro conjugal. Ele pergunta se a ex-mulher do prefeito pode concorrer às eleições municipais do ano que vem para suceder o ex-marido. Barros é casado com a deputada estadual Cida Borguetti (PP), potencial candidata à prefeitura de Maringá.


Fantasma
O senador Alvaro Dias (PSDB) ironizou na sexta-feira os novos ataques do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por conta da demora do Congresso brasileiro em aprovar a entrada de seu país no Mercosul. Chávez voltou a acusar os congressistas a agirem dessa forma à mando dos Estados Unidos. “Chávez sonha e tem pesadelos com os Estados Unidos e imagina que nós estamos nisso ainda. Esse fantasma do imperialismo americano só está na nossa memória”, reagiu Alvaro.


Trombada
Para o senador, o presidente Lula “tem sido muito bonzinho” tentando evitar atritos com Chávez, mas essa situação tem limite. “Acho que está na hora de Chávez tomar uma trombada do presidente brasileiro”. Se o governador Roberto Requião escuta, ficaria uma fera com o senador tucano.


Em alta
O Supremo Tribunal Federal (STF) será o primeiro órgão público a aderir à Campanha da Acessibilidade. O STF tornará seu site acessível, estabelecerá prioridade no atendimento a pessoas com deficiência e terá todo o espaço físico adaptado para  elas.


Em baixa
O advogado Eduardo Ferrão já não é mais o advogado de defesa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No dia 14 de setembro, dois dias após senador se livrar da cassação, Ferrão encaminhou Renan uma carta  de demissão.