Inquérito

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, deputado Élio Rusch (DEM), revelou ontem que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) foi novamente intimada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Segundo ele, a nova resolução da Antaq, de número 1153 de 1º de outubro, determina “a instauração de Processo Administrativo Contencioso para apuração de supostas irregularidades”


Detalhes
Rusch cobrou uma explicação diretamente do líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) e avisou que vai enviar ofício à Secretaria dos Transportes se as explicações não forem dadas em breve. “A Antaq não divulga os detalhes deste processo e não sabemos qual o motivo de sua instauração”, alegou.


Voto útil
O deputado estadual Fabio Camargo (PTB) apareceu ontem na Assembléia Legislativa pela primeira vez desde as eleições de 5 de outubro, em que ele ficou em sexto na disputa pela prefeitura, com pouco mais de cinco mil votos. Camargo repetiu avaliação de que Beto Richa (PSDB) foi beneficiado pelo voto útil, mas mesmo assim viu como “positiva” sua participação na campanha.


Barrado
Militante do PT, Ivo Pugnaloni foi barrado ontem na reunião da cúpula do partido que fez a avaliação dos resultados das eleições. A justificativa foi de que a reunião era apenas para integrantes da Executiva Estadual, da qual ele não faz parte. Após as eleições, Pugnaloni divulgou texto responsabilizando a direção petista pelo fraco desempenho da legenda no Estado.


Comitiva
O deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) foi convidado pelo governador Requião para a viagem aos Emirados Árabes. Requião embarca para Dubai no próximo sábado e permanece lá até o dia 30. Em seguida, estica a viagem para o Japão, retornando ao Paraná somente no dia 5 de novembro.


Pilatos
Ao declarar apoio a candidatura de Antonio Belinati (PP) em Londrina, Barbosa Neto (PDT), lembrou de passagem bíblica e citou o imperador Romano, Pôncio Pilatos. “Poderia fazer como Pôncio Pilatos fez e lavar as mãos mas é um momento cívico de responsabilidade. Eu amo esta cidade e tenho que escolher entre os dois candidatos que estão no 2º turno. Eu não posso ficar em cima do muro seria uma posição de covardia”.


Quem são?
A cinco dias do segundo turno, o eleitor de Londrina ainda não tem certeza sobre quem sãos os candidatos. O TSE deve definir hoje se Belinati continua na disputa ou terá a candidatura cassada por supostas irregularidades cometidas em gestão anterior. Se cassado, o substituto será Barbosa Neto (PDT).


Em alta
O prefeito Beto Richa determinou a antecipação do pagamento dos salários de outubro dos servidores municipais, para a próxima terça-feira, Dia do Funcionário Público. “A antecipação dos salários é um prêmio para os servidores municipais”, diz Richa.


Em baixa
Pesquisa realizada no site oficial do deputado Ney Leprevost (PP), os paranaenses rejeitam a proposta de Requião de alterações nas alíquotas de ICMS. A desaprovação chega a 71% dos votos. O site foi aberto na última semana para ouvir a população e orientar o voto dele.