Irreversível

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado


Tucanos paranaenses consideram como irreversível a candidatura do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) ao governo do Estado para 2010. Segundo essa avaliação, Beto não tem alternativa a não ser ir para a disputa, diante da pressão dos aliados e do risco de “perder a vez” e não poder mais viabilizar uma nova candidatura no futuro.


Prazo
Ainda segundo esses tucanos, apesar do prefeito só pretender anunciar oficialmente sua decisão de concorrer em março, às vésperas do prazo para se desincompatibilizar do cargo, Richa deve bater o martelo até o final do ano. Até porque, os futuros aliados não vão querer esperar até o ano que vem, pois precisam dessa decisão para articular suas próprias campanhas.


Critérios
Dirigentes do PSDB admitem que as pesquisas de intenção de voto serão um dos critérios para a escolha do candidato tucano ao governo, cuja indicação é disputada por Beto Richa e pelo senador Alvaro Dias. Mas lembram que esse não será o critério único, já que será levada em conta também a capacidade do candidato de aglutinar aliados e apoios junto a prefeitos, deputados e lideranças.


Vermelhinho
O PSDB deu um mês, a partir de julho, para que os tucanos no governo Requião deixem o partido ou voltem para oposição. Já passaram dois meses e o secretário estadual do Trabalho e Ação Social, Nelson Garcia (PSDB), que é deputado estadual licenciado, não está nem aí. Ontem, na “escolinha de governo” ele foi elogiado pelo chefe Requião: “é o melhor espécime de tucano de bico vermelho”.



Apartheid
O 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Antonio Anibelli (PMDB) – que nunca escondeu seu incômodo com as cobranças da imprensa sobre as práticas do Legislativo – comemorou a instalação de um vidro para separar os repórteres dos parlamentares no plenário. Anibelli ironizou a irritação dos jornalistas com o “cercado” – que dificulta a aproximação com os deputados, e ainda faz com que o ambiente fique abafado – afirmando que a intenção era mesmo fazer com que eles fiquem pouco tempo nas sessões.


Pedido (I)
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, entregou ontem ao presidente Lula e aos ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Paulo Bernardo, do Planejamento, um ofício pedindo a sanção da Medida Provisória 462/2009, que, entre outros assuntos, reconhece o direito ao crédito-prêmio do IPI a empresas que realizaram exportações até 1990 para litígios instaurados até a conversão da MP em lei. 


Pedido (II)
“Dirijo ponderado pleito no sentido de que a Lei resultante da conversão da MP 462-2009, depois de cumprido o devido processo legislativo, seja sancionada por Vossa Excelência com a preservação do referido dispositivo, adicionado pelo Senado Federal”, afirma o texto do documento. A votação da MP tranca a pauta da Câmara e, aprovada, deve seguir para sanção presidencial.


Pré-sal
Por falar em Congresso Nacional, já chovem emendas à mensagem do governo Lula sobre o comentado Pré-sal. Só o deputado federal Eduardo Sciarra (DEM-PR) apresentou sete emendas ao projeto.


Vale denúncia
Quem denunciar pontos de tráfico de drogas poderá receber da Prefeitura de Curitiba uma recompensa de R$ 300, caso for aprovado projeto do vereador Tico Kuzma (PSB), na Câmara da Capital. O projeto cria um “disque-denúncia” e é baseada em lei que vigora em Cascavel e Toledo, que oferecem recompensas a quem repassar informações que acarretem na prisão de traficantes.


Berlinda
O PSDB de Londrina convocou a Comissão de Ética do partido para avaliar a filiação do vereador tucano Paulo Arildo. Ele foi afastado do cargo na câmara em uma decisão judicial, atendendo pedido do Ministério Público. Arildo é acusado de apropriar-se de parte dos salários de seus assessores. O partido já definiu uma coisa: o cargo é da legenda e se ficar comprovado que ele cometeu irregularidades, vai ter que entregar o mandato ao PSDB.


Agenda
O médico  Jairo Bouer estará em Curitiba hoje  para falar a mais de mil adolescentes de 14 a 18 anos sobre o exercício da cidadania e o trabalho voluntário.  O encontro será no Cietep, das 8h às 12 horas e na internet, no site www.nospodemos parana.org.br.


Em alta
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná prestou ontem homenagem ao procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, pela recente eleição à presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos.


Em baixa
O  Tribunal de Contas considerou irregular a prestação de contas de um convênio da Prefeitura de Prudentópolis (Centro-Sul do Estado) que recebeu da Secretaria de Estado da Educação, em 2008, R$ 796,9 mil, para o transporte de estudantes que moram na zona rural do município.