Isolamento

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O deputado estadual Nereu Moura reforçou ontem a cobrança já feita por parlamentares do PMDB, por mudanças de atitude e postura no governo Requião a partir de 2009. A exemplo do líder governista na Assembléia, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), Moura também considera que tanto o governo quanto seu partido estão isolados, sem iniciativa política, enquanto a oposição ocupa todo o espaço e trabalha abertamente para a sucessão estadual em 2010.


Comunicação
“Estamos assistindo o jogo”, avalia o peemedebista. “E é notório que não vivemos um momento bom”, considera ele, atribuindo essa situação ao desgaste por conta dos seis anos de governo, e à dificuldade de comunicação da atual administração.


Figurante
sMoura também não tem ilusões sobre a candidatura do vice, Orlando Pessuti, ao governo. Segundo ele, se o governo estiver bem, Pessuti pode decolar, do contrário, vai fazer figuração na disputa. “O governo não está fazendo política”, assevera, admitindo porém que o problema é combinar com quem manda, ou seja, convencer o governador Requião a mudar de atitude.


Na França
O prefeito Beto Richa, que está na França a convite do governo local, tem sido recebido com toda a deferência pelas autoridades francesas. Na terça-feira, Beto foi convidado para um jantar com ministros europeus de Desenvolvimento Urbano. O jantar foi na Abbaye Royale, em Saint Maximin, hotel que ocupa um antigo mosteiro, a 60 km de Marselha. Beto dividiu a mesa com ministros da Suíça, República Checa, Suécia e Eslovênia. Nesta quarta-feira, em Lyon, Beto se reuniu com empresários franceses.


Prazo aberto
Foi iniciado o prazo para apresentação de emendas ao orçamento de Curitiba para o ano que vem. A partir de ontem, por mais duas sessões consecutivas, dias 1º e 2 de dezembro, os vereadores podem apresentar suas sugestões de investimentos para aplicação em 2009. A cota individual é de R$ 365 mil, sendo R$ 65 mil para a saúde, obrigatoriamente. As emendas serão votadas em plenário antes do encerramento dos trabalhos, no mês que vem.


Doação
A Câmara também entrou na onda de solidariedade com os catarinenses  por causa da enchente. A  campanha de arrecadação de donativos começa hoje a partir de hoje das 9h às 18h, no Anexo III da Casa.



Milho
A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve na última semana, por unanimidade, a condenação de dois funcionários da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Paraná envolvidos em um esquema que desviou cerca de 62 toneladas de milho. Um terceiro acusado, sem vínculo com a companhia, foi absolvido pela corte. O  caso é de 1999.


Em alta
Em dezembro, Curitiba ganhará mais um parque de preservação e de lazer, o 19° da cidade. O parque Lago Azul, no bairro Umbará, passa pelos ajustes finais antes de ser entregue à população. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


Em baixa
O GOVERNO REQUIÃO perdeu e feio novamente mais um round da guerra contra o pedágio ontem. Cinco das seis concessionárias que pediram o reajuste das tarifas obtiveram liminares favoráveis na Justiça e o aumento deve ser aplicado na próxima segunda-feira..