O líder do PSDB na Assembléia, deputado Ademar Traiano, pediu ontem o afastamento do cargo do presidente do Conselho de Administração do Paraná Previdência, Sérgio Botto de Lacerda, que confessou ter negociado a possibilidade de advogar para uma empresa do consórcio Dominó. O grupo privado está em litígio com o governo Requião por conta da anulação do pacto de acionistas da Sanepar. E Botto, como ex-procurador Geral do Estado e ex-presidente do conselho de Administração da Sanepar, foi responsável direto pelas ações do governo contra o consórcio.
Contradição
O curioso nos questionamentos de Traiano, é que o caso envolvendo Botto e o Dominó só veio à tona por conta de uma denúncia anônima publicada pela imprensa. E o líder tucano foi justamente o autor da proposta de lei aprovada pela Assembléia que proíbe a abertura de investigações ou processos administrativos nos três poderes do Estado – Executivo, Legislativo e Judiciário – a partir de denúncias anônimas, que Traiano classifica como sendo “covardes”.
PPS x Tico Kusma
Ontem, às 17h, o presidente do PPS, Rubens Bueno, fez questão de entregar pessoalmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o pedido do mandato do vereador Tico Kusma, que hoje está no PSB. Ele é o único vereador entre os infiéis que abandonaram a legenda depois do dia 27 de março, data estipulada pelo Superior Tribunal Federal (STF) a partir da qual o partidos poderiam reclamar os mandatos de volta. O PPS quer colocar no lugar de Tico Kusma o suplente Élcio Pereira.
PPS x Tico Kusma 2
O vereador Tico Kusma (PSB) disse estar tranquilo quanto à atitude de seu antigo partido o PPS. “Faz parte do processo. Eles têm o direito de reclamar e eu de me defender na Justiça”, disse. O vereador não quis comentar os motivos que o levaram a trocar de legenda.
Pedágio
O secretário de Transportes, Rogério Tizzot, participa hoje da reunião da Comissão Especial de Investigação (CEI) do Pedágio da Assembléia. Na quarta-feira da semana que vem, o convidado é o diretor regional da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias, João Chiminazzo Neto. O relator da CEI, deputado Plauto Miró, pretende entregar o relatório até 14 de novembro.
Reeleição
O Democratas do Paraná faz convenção para eleger o novo diretório estadual no próximo dia 24. O atual presidente, deputado federal Abelardo Lupion, deve ser reeleito para o cargo.
Novela (I)
A procuradora-geral do Estado, Jozélia Broliani, e o chefe do escritório de representação do Paraná em Brasília, Nivaldo Krueger, se reúnem hoje com a bancada federal paranaense para tratar da negociação com o governo federal sobre multa que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) cobra do Paraná por conta de títulos públicos adquiridos à época da privatização do Banestado.“Vamos esclarecer os parlamentares sobre o andamento do caso. Fechamos um acordo com o Banco Itaú para resolver a questão. O acordo está no Ministério da Fazenda, de quem aguardamos uma resposta”, explica Jozélia. O governo Requião chegou a anunciar o fim da pendenga, mas até agora nada, por isso o empenho de Jozélia.
Em alta
O número de ofertas de vagas para trabalho temporário em Curitiba, oferecidas pelo Sistema Público de Emprego do Paraná, deve alcançar um aumento de 30% entre os meses de outubro e dezembro de 2007. A estimativa é feita pela Agência do Trabalhador de Curitiba.
Em baixa
Com a movimentação nos grandes partidos no sentido de articular e lançar candidaturas a prefeito, os pequenos partidos começam a lançar pseudocandidatos. O objetivo, no entanto, é um só. Fechar a melhor aliança às vésperas do pleito.