Mais uma

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O governo Requião perdeu mais uma na briga com o pedágio. A Justiça Federal considerou inconstitucional a lei estadual que isentou motocicletas do pagamento de tarifas. É mais uma das derrotas que o governador coleciona desde que foi eleito sob o slogan “abaixa ou acaba”.


Prejuízo
A agência oficial governista também divulgou ontem uma série de textos contestando o balanço das  concessionárias que aponta um passivo acumulado de R$ 300 milhões para as empresas por conta das lambanças do atual governo. Dinheiro que será cobrado na Justiça dos usuários do serviço, ou seja, de todos os paranaenses que direta ou indiretamente usam as estradas pedagiadas.


Conta
Na decisão anunciada ontem, a juíza federal Tania Maria Wurster desmonta a versão do governo de que a redução unilateral das tarifas atende ao interesse público. Ela mostra na sentença que a quebra de contrato por parte do Estado ameaçaria o equilíbrio econômico-financeiro da concessão e a conta acabaria sendo cobrada do contribuinte.


Vácuo
As eleições de 2010 ainda estão longe, mas nos bastidores da política paranaense as articulações estão cada vez mais frenéticas. Sintomas do fim precoce do governo Requião, cuja inércia estimula a antecipação dos debates pré-eleitorais. Isolado e cada vez mais falando sozinho, o governador já não tem qualquer voz sobre o processo sucessório.


Prévias
O Democratas, por exemplo, anunciou ontem que pretende lançar já na próxima segunda-feira a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo. Já o senador Alvaro Dias pretende propor, no mesmo dia, na reunião da Executiva Estadual do PSDB, o compromisso de lançamento de candidato próprio ao governo pelos tucanos, e estabelecendo prévias para a escolha do indicado.


Copyright
Antes de participar do Encontro de Prefeitos em Goiânia ontem, Beto Richa reuniu-se com Iris Rezende (PMDB), prefeito de Goiânia. Iris Rezende disse que sempre estimula seus técnicos a estudar os programas curitibanos, pois “Curitiba é um modelo a ser seguido”. Uma das ações de Rezende inspirada em Curitiba será a criação de Administrações Regionais


 


No cemitério
Para garantir a segurança da comunidade, o presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), está solicitando à prefeitura a realização de estudos para instalação de postos da guarda municipal nos cemitérios Água Verde, no bairro de mesmo nome, e Municipal, no São Francisco. “Familiares e amigos de pessoas falecidas vêm sendo alvos de assaltantes, que aproveitam o fato da grande maioria dos velórios adentrarem a madrugada”, justifica Derosso. 


Cegos
A Justiça concedeu liminar que garante a permanência de 11 jovens angolanos no Brasil. São quatro adolescentes e sete adultos, todos deficientes visuais, que integram o grupo vocal Coral dos Meninos de Angola e que vivem em Curitiba desde 2001, abrigados no Instituto Paranaense de Cegos (IPC). A decisão, do Juiz Juan Daniel Pereira Sobreiro, atende ação civil pública da Promotoria de Justiça de Proteção da Pessoa Portadora de Ontem,os rapazes deveriam ter embarcado de volta a seu país de origem.


Em alta
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta de 2,44% ontem, aos 41.108,65 pontos. A Bolsa voltou ao nível de 41 mil pontos depois de quatro semanas. No ano, o Ibovespa (principal índice da Bolsa) está ganhando quase 10%.



Em baixa
Os saques nas cadernetas de poupança superaram os depósitos no primeiro mês de 2009. Dados divulgados nesta quinta-feira, 5, pelo Banco Central mostram que a captação líquida das contas ficou negativa em R$ 486,630 milhões em janeiro.