Mais uma secretaria

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

Depois de extingüir a Secretaria de Estado da Criança, ao assumir o cargo em 2003, o governador Requião resolveu criar a mesma pasta. Mensagem nesse sentido foi enviada à Assembléia nesta semana. Atualmente os assuntos relacionados a esse segmento são tratados pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, com a aprovação dessa proposta, as ações seriam desvinculadas. A medida legal encaminhada nessa semana pelo Poder Executivo à Assembléia Legislativa já recebeu um pedido de urgência de sua votação por parte da deputada Luciana Rafagnin (PT). É que o governador Roberto Requião quer iniciar o novo mandato, em janeiro, com a nova pasta e devidamente criada. Com a nova secretaria,  sobem para 20 as pastas.


Salada de cargos
 O curioso é que a mesma mensagem também prevê a criação de cargos em comissão, entre eles, o de diretor-presidente da Rádio e Televisão Educativa do Paraná. O que a  Rede de Televisão Educativa (RTVE) tem a ver com a Secretaria da Criança, é um mistério que só a lógica requianista pode explicar.


Salada de cargos (II)
Por falar em RTVE, além dos cargos da própria emissora, muitos dos funcionários da emissora recebem por outras secretarias, principalmente aqueles com salários maiores e com ligações de parentesco com autoridades do governo. A maioria deles recebe pela Casa Civil.


Expediente maior
A partir da próxima segunda-feira, a Câmara de Curitiba agiliza a realização das sessões plenárias, que terão início às 9h, para votação de todos os projetos da pauta, dentro do prazo regimental de término dos trabalhos legislativos do ano. Na segunda, serão votadas, em primeiro turno, as mensagens do prefeito Beto Richa para liberação de créditos adicionais e, na terça  e quarta, a Lei Orçamentária Anual para 2007.


Orçamento
A Lei Orçamentária 2007 começa a ser votada em primeiro turno na terça-feira, dia 12,  já com as emendas dos vereadores. Neste ano, será reeditado o sistema de cotas, num valor de R$ 300 mil por parlamentar.


TC
A Assembléia Legislativa deu início nesta quinta-feira ontem ao processo de escolha do postulante ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas (TC). Para isso, os líderes partidários já definiram os integrantes que irão compor a Comissão Especial (CE) que irá opinar sobre a escolha do conselheiro do TC. A comissão será formada pelos deputados Ângelo Vanhoni (PT), Alexandre Curi (PMDB), Francisco Bührer (PSDB), Luis Carlos Martins (PDT) e Plauto Miró Guimarães (PFL).


Resistência
“O PDT vai ser engolido. Não pretendo sair do partido. Ficarei até quando tiver condições de lutar.  Meu partido já errou quando decidiu ter candidato próprio à presidência. Vou manter a coerência e continuarei na oposição ao governo Lula”, do senador Osmar Dias (PDT) sobre a aparentemente inevitável adesão de seu partido a chamada coalizão governista.


Trava
O jurista Fábio Konder Comparato afirmou ontem em seminário para empresários paranaenses promovido pela Fiep, em Curitiba, que a reforma política é “importante demais para ficar só nas mãos dos políticos”. Segundo ele, as mudanças só acontecerão se houver a participação e a pressão da classe empresarial e da sociedade civil organizada. Caso contrário, o Brasil continuará patinando com um sistema político-eleitoral que trava qualquer avanço institucional e impede o País de crescer.


Em alta
As Justiças Federal, Estadual e Trabalhista promovem hoje, em todo Brasil, o Dia da Conciliação. A data marca uma nova solução de conflitos através da conciliação entre as partes. A Justiça  do Paraná foi ainda mais longe e os mutirões de conciliação já contecem desde o dia 1º .


Em baixa
Ontem, só no Aeroporto de Afonso Pena, dos 70 vôos previstos, 26 sofreram atrasos com mais de um hora e quatro foram efetivamente cancelados. Apesar do número de consumidores prejudicados, apenas cinco reclamações foram protocoladas na Anac.