O presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos preferiu adotar um discurso moderado na avaliação do motim criado no partido em reação a candidatura do reitor Carlos Moreira à Prefeitura. “Diria que hoje o reitor é o favorito. Mas esta articulação pró Greca é bem vinda para aprofundar a discussão partidária”.
…nem tanto
Logo em seguida, Doático voltou ao normal e disparou contra o deputado Stephanes Júnior. “O Stephanes conhece muito pouco do PMDB, já que tem seguido à margem de nossas discussões. O Mauro Moraes sim, tem história no partido e uma opinião que vale a pena ser ouvida”.
Revisão
O deputado Mauro Moraes (PMDB), além de rejeitar previamente o convite para ser vice de Moreira, afirma que Requião deve rever sua decisão. “Tenho certeza que o governador quer o melhor para o partido e, desta forma, deve reconsiderar a candidatura de Moreira”.
Mensalão
O líder da oposição Valdir Rossoni (PSDB) ironizou ontem a visita o ex-ministro José Dirceu (PT) a Curitiba para apoiar a campanha de Gleisi Hoffmann (PT). Dirceu criticou a segurança da Capital. “Mas se for para discutir segurança pública, Dirceu deve procurar o governador Roberto Requião, constitucionalmente responsável pela área e aliado de Dirceu e do PT. Quero saber quando os outros mensaleiros vão subir no palanque da Gleisi”.
Segurança
O presidente da Assembléia, Nelson Justus, concorda que o secretário de Estado da Segurança, Delazari, precisa mesmo prestas esclarecimentos ao Legislativo. “Acho que a Comissão de Segurança pode fazer um acordo com a liderança do governo para que o secretário venha aqui. Ele tem que relatar como esta a situação no Estado. É fundamental que a Assembléia tenha acesso a estes dados”.
Travesti
Pela primeira vez na história, um travesti será candidato a vereador em Curitiba. Andrielly Vogue é filiada ao PT e ainda aguarda o aval do partido para começar a campanha. As principais propostas são voltadas para os direitos humanos, como combate ao racismo e preconceito.
Cassações
Ontem o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou o pedido de cassação de mandato do vereador Levi Alves dos Santos, de Tamarana. Ele foi eleito pelo DEM, mas mudou para o PSDB. É o 11º mandato de vereador cassado no Estado.
Lula no Paraná (I)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará ao Paraná no próximo dia 20 para anunciar a liberação de verbas para a implantação de projetos da Itaipu e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Foz do Iguaçu. As obras do PAC estão previstas para as regiões do Porto Meira e Jardim Santa Rita, na Grande Três Lagoas. A expectativa inclui a ordem de construção de apartamentos para as famílias residentes na Vila União, conhecida como Favela da Guarda Mirim.
Lula no Paraná (II)
O presidente também assinará liberação de verbas na área de meio ambiente para mais dois projetos em conjunto com o município. Um deles, no valor de R$ 2,6 milhões, envolve recuperação de áreas degradadas no aterro sanitário do Porto Belo e no antigo lixão no Arroio Dourado, incluindo casas para as famílias que ocupam o lugar. O mesmo projeto prevê a construção de três unidades para separação do lixo reciclável.
Em alta
O governo federal anunciou ontem que o governo vai publicar na próxima semana uma MP estabelecendo um reajuste salarial escalonado para cerca de 700 mil servidores de nove categorias profissionais. O reajuste poderá ser diluído em até quatro anos, dependendo da categoria.
Em baixa
Com a aprovação da TV Brasil na tumultuada sessão da madrugada de ontem, o DEM encaminhará na próxima semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra a contribuição criada para reforçar o caixa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).