O governador Roberto Requião (PMDB) deu mais uma demonstração ontem de que perdeu completamente o senso de realidade. Ao ser cobrado em visita a Londrina sobre o aumento da criminalidade e da violência na região, respondeu com a singela avaliação de que a cidade, na verdade, seria uma das mais seguras e calmas do País. Resta saber se ele acredita nisso mesmo, ou se está dizendo apenas para não dar o braço a torcer.
Por tabela
Para variar, Requião acusou a imprensa por uma suposta falsa sensação de insegurança entre os londrinenses. Ao fazer isso, o governador dá à imprensa um poder que ela não tem de inventar a criminalidade.
Aéreo
O peemedebista também recebeu ontem em audiência o major-brigadeiro-do-ar Raul José Ferreira Dias, comandante do V Comando Aéreo Regional. Na ocasião, atribuiu a crise que afeta o setor aéreo brasileiro é “uma clara tentativa de privatização da Infraero e de retirada do Ministério da Aeronáutica do comando da segurança do espaço aéreo”, defendendo a manutenção do controle do tráfego nas mãos do Estado. O governador poderia responder então porque a crise chegou a tal ponto, já que o controle do espaço aéreo continua nas mãos estatais, sem que o poder público consiga resolver o problema, mesmo depois de quase um ano do acidente da Gol que deflagrou a crise.
Adeus
Jacir Bergman II pediu exoneração do cargo de chefe do cerimonial do Governo, onde recebia salário de R$ 12 mil. Ele ocupava o cargo desde o primeiro mandato do governador Roberto Requião. Não haverá substituto para o cartgo, que será incorporado pelo chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro.
Otimismo
A procuradora-geral do Estado, Josélia Nogueira Broliani está extremamente otimista em relação a solução da dívida herdada pelo Paraná do processo de saneamento e venda do Banestado. Josélia espera que até hoje a questão esteja resolvida pela Advocacia-geral da União (AGU). Nos últimos anos, Requião (PMDB) já recebeu promessas do presidente Lula (PT), a questão ainda não foi resolvida e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) continua cobrando multa mensal de R$ 5 milhões do Paraná.
Cassação
O Sindicato dos Jornalistas do Paraná realiza hoje um debate sobre o pedido de cassação da deputada Rosane Ferreira, do PV, protocolado no Ministério Público e na Comissão de Ética da Assembléia Legislativa. O autor do pedido de cassação é o jornal “O Marco Zero”, de Araucária, que acusa a deputada de quebra de decoro parlamentar e abuso de poder. Ela teria enviado cartas com papel timbrado da Assembléia Legislativa aos anunciantes do jornal criticando o veículo de comunicação.
Alheio
Por essas e outras que o segundo mandato do governo Requião parece ter terminado antes mesmo de começar. O governador demonstra não ter se recuperado do susto da eleição vencida por parcos dez mil votos. E dá indicações de estar completamente alheio à realidade que o cerca, preferindo dar ouvidos aos rapapés, aspones e áulicos que o rodeiam, a enfrentar os problemas que atingem sua administração.
Agenda lotada
O presidente do PDT paranaense, senador Osmar Dias, cumpre extensa agenda no interior do Estado nesta sexta-feira. Ele irá a Santo Antonio da Platina, Bandeirantes e Cornélio Procópio, onde comanda reuniões com os diretórios municipais do partido. O PDT pretende apresentar chapa completa de vereadores em todos os municípios e até por isso o partido está aberto a novas filiações.
Em alta
A OAB Paraná vai ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei que cria o fundo de previdência dos deputados estaduais. A decisão foi tomada na manhã de ontem pela diretoria da Seccional, que analisou a lei e concluiu que ela é inconstitucional.
Em baixa
O GOVERNO REQUIÃO vive novamente dias de inferno astral. Ontem, a Justiça mandou ele retirar Curitiba da lista de inadimplentes, além de ter que enfrentar a crise dos medicamentos e ainda a ameaça de greve dos professores nas universidades estaduais.