Na lata

Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

O deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) foi a “estrela” da reunião entre a cúpula do PT e do PMDB na noite de terça-feira, que discutiu a aliança entre os dois partidos para 2010. Stephanes Jr, que não morre de amores pelo PT, começou dizendo que faria o papel de petista na reunião, “não concordando com nada e reclamando de tudo”. O deputado deixou claro ainda que ele e outros parlamentares peemedebistas, como Alexandre Curi, continuam trabalhando por uma composição com o PSDB do prefeito de Curitiba, Beto Richa.


Mal-estar
O presidente do PMDB, deputado Waldir Pugliesi, tentou colocar “panos quentes” nas declarações de Stephanes Jr, afirmando que ele seria um “gozador”. O mal-estar, porém, ficou evidente, já que na realidade, a fala de Stephanes reflete apenas um sentimento que é predominante entre os deputados do partido, e o PT paranaense sabe disso.


Ferroeste
A Assembleia aprovou ontem dois pedidos de informação da bancada de oposição, dirigidos ao secretário de Transportes, Rogério Tizzot. O primeiro cobra detalhes sobre os investimentos e a atual estrutura da Ferroeste. Os deputados alegam ter recebido informações de irregularidades na Ferroeste, que vão desde falta de pessoal até maquinário sucateado.


Estradas
O segundo requerimento pede informações ao secretário dos Transportes sobre as obras executadas pelo DER para recuperação das estradas estaduais. A oposição quer saber quais os trechos concluídos ou em obras, as datas de início, término ou previsão para a conclusão dos trabalhos.


Bicharada
Na “Terça Insana” de ontem, depois de chamar os repórteres do  “Custe o Que Custar (CQC)”, da TV Bandeirantes, de “amebas da televisão”, Requião disse que tinha o sonho de fazer um zoológico em Curitiba e sugeriu que fosse construído na sede do PRTB, acusado de ser partido de aluguel. “Pelo terreno, eu daria mais que aquele caraminguá que eles receberam”, afirmou o peemedebista.


Veto
O casal Gilmar Yared e Christiane Yared, pais de Rafael Yared, de 26 anos, que morreu vítima do acidente provocado pelo ex-deputado Fernando Ribas Carli (sem partido), anunciaram ontem que estão enviando correspondências para todos os presidentes nacionais de partido políticos, pedindo para que não aceitem a filiação do ex-parlamentar. A iniciativa é uma reação a declarações de Carli Filho, que afirmou estudar a possibilidade de voltar à política.


Pinhais no Pronasci (I)
Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é um dos onze novos municípios que assinaram convênio para adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O prefeito Luizão Goulart esteve ontem em Brasília para firmar, junto ao ministro Tarso Genro, o acordo para a integração ao programa. Sem abrir mão da repressão da violência, o papel do 


Pinhais no Pronasci (II)
Por essa razão, a supervisora de atividades gerenciais do departamento de Segurança Pública, Cristiane Gaspari, acredita que a integração ao programa vem em boa hora. “Estamos implementando a Guarda Municipal, que até ano que vem deve estar pronta, e com o Pronasci as ações de prevenção serão melhor efetivadas”, explica.


Agenda
Acontece amanhã o primeiro leilão de sucatas e veículos intransitáveis de 2009 do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Estarão à venda, na sede do órgão, em Curitiba, 254 veículos, entre automóveis e motocicletas. As fotos estão no site www.der.pr.gov.br.



Em alta
Cerca de 150 prefeitos paranaenses participam desde hoje da 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que prevê encontro com o presidente Lula. Os prefeitos também aproveitam para se reunirem com a bancada federal do Estado, e entregar reivindicações.


Em baixa
O Tribunal de Contas do paraná (TC) determinou ontem o fechamento de contas em bancos privados, mantidos pelas prefeituras de Arapoti e Pinhais. A recomendação é para que movimentem recursos exclusivamente em instituições oficiais – anco do Brasil e a Caixa.