Na trave

Da Redação

Quase todos os pedidos de suplementação orçamentária e de verbas diversas — desde a compra de material de escritório até a contratação de empreiteiras pela Cohapar — têm sido barrados pelo governador Requião. A ordem é gastar pouco na empresa comandada por Rafael Greca.

Reforma
Aliás, há quem diga que, logo que a eleição passar, Requião promoverá a tão anunciada reforma do secretariado. E entre as cabeças a rolar estaria a de Greca. Requião ainda deve dar um prêmio de consolação para Carlos Moreira (PMDB) no governo. Moreira quer a Secretaria de Educação, mas o governador pensa, por enquanto, em algum assessoria especial.


eleições
Mais rápida
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), caso tudo ocorra dentro do planejamento previsto, Curitiba mais uma vez deve ser a primeira das capitais a divulgar o resultado das urnas. No dia 5, espera-se que as eleições sejam encerradas por volta das 19 horas, como aconteceu nos anos de 2004 e 2006. Curitiba é a primeira capital a finalizar o processo de votação desde 2002. No estado todo, os resultados devem ser divulgados até as 22 horas, espera o órgão.

Briga de foice
Se a eleição em Curitiba está de dar sono, em Londrina a situação é bem diferente. A pouco mais de uma semana da votação, o líder nas pesquisas, Antonio Belinatti (PP), corre o risco de ter a candidatura barrada pelo TSE. O candidato é acusado de ferir o princípio da moralidade por responder a dezenas de ações civis e criminais na Justiça. Além disso, Belinati teve as contas reprovadas pela Câmara de Londrina e pelo Tribunal de Contas em 2000. Impugnado no TRE, o deputado recorreu ao TSE.

Cachorro grande
Sem Belinati no páreo, Barbosa Neto (PDT) – segundo colocado nas pesquisas – passa a ser o mais cotado. Mas Luiz Carlos Hauly (PSDB), que é o terceiro de acordo com o Ibope, pode levar a decisão para o segundo turno e complicar a vida do pedetista.

De olho aqui
O grupo RBS, ao que parece, está seriamente interessado na política parananese. Depois de entrevista com Lauro Rodrigues e de um perfil do prefeito Beto Richa, a volta do irmão do governador à Secretaria dos Portos mereceu reportagem de uma página no Zero Hora na sexta-feira.


CPI das escutas
Faltando pouco mais de dois meses para o encerramento dos trabalhos (previsto para 4 de dezembro), a CPI das Escutas Telefônicas Ilegais ainda não recebeu uma série de documentos e dados importantes e precisa agora redefinir a agenda de depoimentos. É o que afirma o deputado Gustavo Fruet, um dos representantes do PSDB na comissão. Fruet defende que o presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), analise com a consultoria da comissão os documentos encaminhados pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, para, com base nessa análise, discutir a possibilidade de torná-los públicos.

Estágio
O Diário Oficial da União publicou, na edição de sexta-feira, as novas regras para a contratação de estagiários no Brasil. A nova lei de estágio, proposta pelo líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias, foi aprovada no Congresso e sancionada na quinta-feira pelo Presidente Lula. Pela lei, prevê-se que o estagiário tenha remuneração inicial de um salário mínimo.

Em alta
O Tribunal de Contas da União aprecia amanhã, em sessão plenária extraordinária, relatório sobre fiscalização de obras públicas. A relação de obras com indícios de irregularidades graves será encaminhada ao Congresso Nacional.

Em baixa
O Paraguai e o Brasil começam nesta semana as negociações formais sobre a hidrelétrica de Itaipu, com o encontro das comissões técnicas de ambos os países. Na pauta, a a reivindicação paraguaia de receber um preço melhor pela energia