Nepotismo

Josianne Ritz, com a colaboração dos editores do Jornal do Estado

A resposta que o Ministério Público esperava da Justiça para prosseguir nas investigações sobre a prática de nepotismo no Executivo estadual foram finalmente entregues ao Ministério Público. Segundo o MP, as informações sobre o andamento de uma ação popular contra o nepotismo no governo do Estado foram anexadas aos autos do inquérito e encaminhadas nesta semana ao sub-procurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Luiz Eduardo Trigo Roncaglio. Agora é com ele. E não mais motivo para demora. Em tempo. No começo de março a investigação sobre nepotismo no Executivo completou um ano.


Onipresente
O Diário Oficial revela que Doático Santos é funcionário da Casa Civil, mas emprestado à Cohapar. Mas, dá expediente é na Boca Maldita distribuindo panfletos como assessor especial de Assuntos da Região Metropolitana de Curitiba. Sem falar no tempo que Doático dedica à coordenação da torcida organizada atleticana Eta, cujo alvo mais recente é Dagoberto.


Martírio
Os maus dias do deputado federal paranaense Odílio Balbinoti (PMDB) estão longe do fim. Depois de ter jogado a toalha e desistido do Ministério da Agricultura, Odílio Balbinotti (PMDB-PR), ele corre o risco de  ser investigado pela Comissão de Ética da Câmara por conta das acusações de falsidade ideológica e crime contra a fé pública. A proposta será feita pelo Psol nesta semana. Se arrependimento matasse, tinha dito não de cara ao convite para assumir o ministério.


DST
O deputado Mauro Moraes (PMDB) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa, que torna obrigatória a exibição de vídeos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTS) e Aids, nas escolas da rede pública estadual. “Apesar da polêmica causada, com a recente campanha de distribuição de camisinhas nas escolas públicas e particulares, acredito que todas estas ações são benéficas, se acompanhadas de orientações claras e didáticas”.


Perdendo as contas
O deputado estadual Élio Rusch (PFL) pediu que o demonstrativo da prestação de contas do governo do Estadi seja encaminhado com um mínimo de oito dias de antecedência para que os deputados possam analisar detalhadamente os números. Na quinta-feira passada, quando o governo prestou contas do ano passado, foi uma correria só.


Apressados
As direções estaduais do PMDB e do PCdoB devem assinar no mês de abril um protocolo de intenções visando discutir as eleições municipais do ano que vem. Segundo informações preliminares, os dois partidos passariam a examinar possibilidades de comporem chapas conjuntas, tanto na majoritária quanto na proporcional, em diversos municípios paranaenses. Isso que é antecipar aliança.


Invasões na pauta
Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Invasões da Câmara de Curitiba vão se reunir hoje, a partir das 14h, para discutir quem serão convocados, os esclarecimentos pedidos e sugestões. Também marcar depoimentos e a coleta de documentos sobre as ocupações. Para o presidente da Comissão, vereador Tico Kuzma (PPS), “é preciso diferenciar a situação real da informação oficial”


Lei Orgânica na pauta
Na mesma sessão será discutido o regulamento interno. Por enquanto, está definido que a CPI terá duração de 150 dias, a contar da data de sua instalação, dia 19, prorrogáveis, se necessário. As reuniões serão quinzenais. Os demais integrantes da Comissão são os vereadores Roberto Hinça (PDT), relator, Roseli Isidoro (PT), Pastor Valdemir Soares (PR), Serginho do Posto (PSDB), Valdenir Dias (PMDB) e Angelo Batista (PP).


Em alta
Os deputados estaduais analisam nas próximas sessões plenárias três Propostas de Emenda a Constituição Estadual (PEC). Todas as matérias já contam com as 18 assinaturas necessárias para que os projetos sejam apreciados no plenário da Assembléia Legislativa.


Em baixa
Em auditoria , o Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou falhas no Programa de Sorteios da Controladoria-Geral da União, que define quais municípios serão fiscalizados pela controladoria. Os com mais de 500 mil habitantes, não eram incluídos.